Apoio de Themístocles acirra disputa entre Kleber Eulálio e Mauro Tapety pelo TCE-PI
Com a prorrogação do prazo de inscrição da eleição que irá escolher o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), o clima de acirramento no PMDB do Piauí tem se acentuado. A disputa entre o prefeito de Picos, Kleber Eulálio (PMDB), e o ex-deputado Mauro Tapety (PMDB), fica mais intensa quando envolve o voto do presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB).
O presidente não revelou o voto abertamente, mas nos corredores da Assembleia comenta-se que ele já garantiu apoio ao nome de Kleber Eulálio. O temor do grupo que apoia Mauro Tapety é que Themístocles possa usar de sua influência para convencer outros deputados a votarem no prefeito de Picos.
No final de semana, Mauro Tapety esteve reunido com Themístocles Filho no interior do Estado, mas o presidente da Casa já estaria decidido quanto ao voto e as investidas não teriam apresentado efeito. As inscrições para a vaga seguem até o dia 29.
O apoio de Themístocles envolveria também o Palácio de Karnak. Kleber Eulálio teria de forma ainda velada o apoio do governador Wellington Dias (PT). Mas já há lideranças petistas propondo que o partido possa apoiar um nome. Alguns petistas defendem a candidatura do conselheiro substituto do TCE-PI, Jaílson Campelo, para a vaga.
O governador seria simpático à proposta, mas foi convencido a desistir do nome do conselheiro em troca de apoio para a aprovação da proposta de reforma administrativa. Depois de acordo entre o Palácio de Karnak e a Assembleia, os deputados só irão colocar a proposta em pauta depois da votação.
OOLHO