Após 30 dias, encerra nesta sexta o prazo da janela partidária
Encerra hoje (18/03) o prazo da janela partidária aberto pela Proposta de Emenda Constitucional que possibilitou durante 30 dias, deputados estaduais e federais a trocarem de sigla sem terem prejuízos do mandato. Já vereadores e prefeitos que tenham interesse em concorrer nas eleições de outubro têm até 02 de abril para migrarem de siglas, de acordo com o projeto de minirreforma eleitoral aprovado no Congresso.
Até agora com a janela partidária, em âmbito municipal o PSL foi o partido que mais ganhou no período. A sigla que não tinha vereador agora tem uma bancada de três parlamentares. Já na Assembleia, o PP saiu de um deputado para quatro.
No período da janela que se encerra hoje, deputados estaduais trocaram de partido. Dr. Hélio foi para o PR, Fernando Monteiro deixou o PTB para o PRTB, Helio Isaias saiu do PTB para o PP, Belê Medeiros deixou o PSB para o PP e Ziza Carvalho saiu do Pros para o PDT.
Já na Câmara de Teresina, a troca de partidos foi bem maior. Aproveitaram o prazo os vereadores Ananias Carvalho, Antônio Aguiar, Celene Fernandes, Graça Amorim, Jeová Alencar, José Ferreira, Luís André, Ricardo Bandeira, Teresina Medeiros e Valdemir Virgílio. Já Tiago Vasconcellos ingressa no PRB hoje às 10h. O vereador Caio Bucar também deve migrar de sigla, mas até agora não definição sobre seu destino partidário.
Para a advogada eleitoral Geórgia Nunes, o prazo foi importante para que parlamentares conseguissem encontrar uma sigla em que se sentissem a vontade para exercer o mandato parlamentar. Ela citou que em meio ao período de disputas acirradas nas discussões políticas e diante do período das próximas eleições, muitos vereadores aproveitaram a oportunidade para buscar legendas em que possam ter mais coerência para buscar a reeleição.
“A janela possibilitou uma redistribuição das cadeiras e proporcionou um realinhamento político de muitos parlamentares que estavam insatisfeitos em seus partidos atuais. Com a crise política e o cenário politico em que vivemos, muitos vereadores ficaram deslocados e agora aproveitaram para fazer esse realinhamento político”, finaliza.
João Magalhães – Jornal O DIA