LÍLIAN MARTINS é eleita nova conselheira do TCE-PI

Atualizado 11:50

Com 25 votos Lilian Martins é eleita a nova conselheira do TCE-PI.

Atualizado 11:05

A deputada estadual Lilian Martins não rebateu as críticas. Destacou apenas que gostaria de ser vista com uma mãe, uma profissional que tem 30 anos de vida pública e que é esposa do governador sim, com orgulho.

Lílian Martins fez uma explicação do ponto de vista técnico e disse que se for escolhida, não ocupará os cargos que hoje atua e que a população parece não entender.

“Se estou aqui é porque sou capacitada. Se for escolhida vou pedir demissão dos cargos que ocupo. Me dedicarei somente ao TCE. E é claro que não julgarei contas da Alepi e da secretaria de Saúde. Sou advogada e especialista em Direito Processual Civil e estou disposta a exercr o cargo”, ressaltou a deputada.

Atualizado 10:59

A contadora e professora de contabilidade pública Simone Maria Bandeira Sousa pediu aos parlamentares que exerçam com responsabilidade a decisão de escolha e que levem em consideração o currículo dos técnicos que se apresentaram no palanque. “A função do TCE é administrar as contas públicas e me comprometo em cumprir e fazer cumprir esses preceitos”, disse.

Em seu discurso, o advogado José de Arimateia Dantas Lacerda fez duras críticas a Lilian Martins. Para ele “essa proposta [candidatura de Lílian ao TCE] é no mínimo indecorosa. Não por ela, mas pela conjuntura. Você é esposa do governador [Wilson Martins] e secretária [de Saúde] e vai querer julgar as contas do marido? Isso no mínimo é suspeito. Por outro lado, como será a relação com os conselheiros caso descubra uma coisa ruim?”, critica Arimateia.

Atualizado 10:46

A segunda candidata a falar para os votantes foi Rosilda Bezerra Angelim, que iniciou seu discurso dizendo que se sente capaz em exercer o cargo e disse ainda que acredita na capacidade de avaliação dos deputados. “Não bati na porta de nenhum deputado pra pedir voto e acredito nesse processo”, afirmou a pleiteante à vaga.

Já o candidato Jean Carlos de Brito, o terceiro a se pronunciar em tribuna, ressaltou o combate ao nepotismo nesta votação e prometeu que caso seja eleito, vai destinar 20% do salário para entidades, como o abrigo São Lucas e sindicatos dos professores e policiais do estado.

O quarto candidato a falar foi José Ivan Lopes da Silva. Em seu discurso, ele ressaltou seu currículo como funcionário público e afirmou dizer que tem prazer em se apresentar à Casa para a escolha do conselheiro.

Atualizado 10:21

Ao iniciar seu discurso, o jornalista e candidato a vaga de conselheiro do TCE, Zózimo Tavares, falou que não tem a pretensão de ser eleito, mas sim de garantir seu direito de cidadania. Ele afirmou ainda que considera essa escolha um processo viciado e absurdo.

Antes de terminar sua fala, disse que não atacaria do presidente da Casa, mas deixou claro que não entende os motivos de Themistocles Filho em ter “jogado a toalha”, e ter desistido do cargo, já que há princípio era o preferido para ocupar o cargo.

 

Assembleia inicia eleição para escolha do conselheiro do TCE

Atualizado 10:04

A Assembleia Legislativa do Piauí iniciou agora pouco – às 9h34 – a votação para escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A escolha ocorre após decisão do Tribunal de Justiça do Estado que cassou liminar do juiz Reinaldo Magalhães (2ª vara) e autorizou a eleição.

14 candidatos disputam a vaga deixada pelo conselheiro Xavier Neto. Cada deputado vota em um único candidato. O escolhido terá que ter mais de 16 votos. A votação é secreta.

Os candidato usarão a tribuna para justificar a sua candidatura ao cargo do TCE e terão 5 min para falar. Por sorteio, o primeiro a falar é o jornalista Zózimo Tavares.

 

Veja a lista dos candidatos:

Carlos Máximo de Carvalho Barros

José Araújo Pinheiro Júnior

Zózimo Tavares Mendes

José Ivan Lopes

Willame Carvalho e Silva

Jean Carlos de Brito

Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins

Rosilda Bezerra Angelim

Francisco César Abreu da Fonseca

Alexandre Cristian de Jesus Noleto

Célia Maria Soares de Araújo Lima

Rudá Tupinambá Rodrigues Caland

Simone Maria Bandeira Sousa

José de Arimateia Dantas Lacerda

1 comentário
  1. Anônimo diz

    sem comentários! A raposa velha venceu! A vergonha é uma palavra que não bate na porta de qualquer um

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.