Barragens no Piauí estão sendo monitoradas após chuvas; quatro atingiram cota máxima
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) está monitorando quatro barragens que estão em estado de alerta por atingirem a cota máxima de água dos reservatórios.
O diretor do DNOCS, Francisco de Assis Leal Rocha, informa que o departamento é responsável pelo monitoramento de 24 barragens no Piauí e outras duas no Maranhão.
“Temos quatro barragens com seu volume máximo, são elas a barragem de Jenipapo (em São João do Piauí), a barragem de Ingazeira (em Paulistana), a barragem de Caldeirão, que merece atenção porque no último dia 27, choveu 98 milímetros na região, lá fica a nossa Estação de Piscicultura Adhemar Braga, e, por fim, a barragem de Poços (Simplício Mendes)”, informa.
Devido às fortes chuvas em um curto período, o diretor explica que outras barragens também estão sendo monitoradas.
“Estamos atentos a essas dificuldades, porque já houve transbordamento em algumas barragens, como a Mesa de Pedra (em Valença) e a barragem de Pedra Redonda (Conceição do Canindé) e está causando transtorno à população, aos estudantes que deixam de ir às suas aulas”, conta.
A DNOCS destacou que, apesar dos reservatórios estarem em sua capacidade máxima, não há riscos de rompimento em nenhuma das barragens piauiense. Entretanto, a sobrecarga deixa o órgão de fiscalização em alerta.