Brasileiros irão eleger prefeitos e vereadores em 2020
Em 2020, os brasileiros irão voltar novamente às urnas, mas dessa vez, para elegerem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Por isso, a partir de janeiro, eleitores, candidatos e partidos devem ficar atentos ao calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No primeiro dia de janeiro, as empresas que realizam pesquisas de opinião, são obrigadas a registra-las no TSE. A partir desta mesma data, é proibido que órgãos públicos distribuam benefícios, permitido apenas em casos de calamidade pública. Os órgãos também estão proibidos de aumentar os gastos com publicidade.
O TSE deve lançar em abril uma campanha nas emissoras de rádio e televisão incentivando as mulheres a participar das eleições, além de esclarecer ao eleitor como funciona o sistema eleitoral. Já em junho, será permitido que os partidos realizem convenções internas para escolher seus candidatos, que devem apresentar suas candidaturas à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.
As propagandas eleitorais em rádio, TV, nas ruas e na internet serão permitidas a partir do dia 16 de agosto, indo até o dia 3 de outubro. O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro, e em caso de segundo turno, a votação será realizada no dia 25 do mesmo mês.