Cajuína do Piauí é registrada como patrimônio cultural brasileiro

cajuinaO Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural registrou a cajuína, assim como a produção e as práticas socioculturais associadas a essa bebida, como Patrimônio Cultural Brasileiro.  A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (15) em uma reunião realizada na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.

O Conselho Consultivo aprovou por unanimidade o pedido apresentado pela Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi) e Iphan. Na ocasião, o Conselho também aprovou o tombamento de dois imóveis no interior do Piauí.

O presidente da Cajuespi, Lenildo Lima, disse que a solicitação foi feita em 2008, na época em que o ministro da cultura era o cantor Gilberto Gil. Já a superintendente do IPHAN, Claudiana Cruz dos Anjos, declarou que o reconhecimento da cajuína como patrimônio cultural do país valoriza o produto e o modo artesanal de produzir a bebida, além de atrair maior visibilidade para a bebida e inclusão nas políticas de patrimônio.

1 comentário
  1. ENZO diz

    AFINAL Q BEBIDA É ESSA?
    NÃO É ALCOLICA NEM LICOR NEM SUCO… O Q É?
    ESSAS COISAS SÓ NO PIAUÍ MESMO!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.