Cajuína pode ser incluída na merenda servida nas escolas do Piauí
Em breve, as escolas de ensino médio e fundamental do Piauí podem ter a cajuína incluída no cardápio da merenda servida aos estudantes. É o que propõe o deputado estadual Fábio Novo (PT), que apresentou nesta segunda-feira, dia 22, na Assembléia Legislativa, um projeto de lei que defende a idéia.
Conforme o projeto, a bebida típica piauiense deverá ser acrescida no cardápio das escolas das redes municipais, estadual e, ainda, da rede privada – de nível fundamental e médio.
“Além do aspecto cultural, a cajuína é importante por ser um líquido extremamente nutritivo, sem conservantes, totalmente natural. O Piauí é o Estado do Brasil com a maior área plantada de cajueiros. Precisamos estimular essa produção e difundir nossa cajuína entre os mais jovens”, disse o deputado Fábio, ao defender o PL.
Outra vantagem apontada pelo parlamentar com o acréscimo da cajuína na merenda escolar é o incentivo que essa medida representará para os pequenos agricultores do ramo da cajucultura. “Imaginem como a produção de cajuína será aumentada com esse projeto. Possuímos mais de 800 escolas estaduais em todo o Piauí, fora as municipais e privadas, que deverão ser abastecidas com cajuína. Teremos um impacto positivo na economia”, afirma, acrescentando que a quantidade de cajuína implantada no cardápio ficará a cargo da nutricionista responsável pela escola.
O projeto de lei segue agora para análise nas comissões da Assembléia Legislativa. Se aprovado pela Casa, o governador terá 60 dias para sancioná-lo.
A cajuína é uma bebida não alcoólica preparada artesanalmente a partir do suco de caju e rica em vitamina C.