Calvário da igreja pelos pobres em Esperantina

Por Mauro Sampaio / AcessePiauí

Calvário Hoje ameaçado em Esperantina (foto: cidadeverde.com)
Calvário Hoje ameaçado em Esperantina (foto: cidadeverde.com)

O painel Calvário Hoje, do artista plástico J. Batista, poderá ser retirado da Igreja de Boa Esperança, em Esperantina (PI). A pintura representa a opção católica pelos pobres, a teologia da libertação. Tempos do padre Ladislau, que parece não agradar ao padre Evandro Alves da Silva.

O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) solicitou ao bispo Alfredo  Schaffler que convença o padre a manter o mural histórico: “A obra é talvez a primeira manifestação concreta através da arte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). É também muito visitada pelos turistas. Essa obra de Esperantina é de um valor histórico incalculável.”

Heráclito pediu ao Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) que conheça a obra e a proteja. O papa Francisco aplaudiria o protesto do deputado, que não tem raízes nos movimentos sociais e nem atua a favor das causas do MST, mas é reconhecido apreciador de pinturas.

2 Comentários
  1. Pe.Ladislau João da Silva diz

    Caro Mauro Sampaio,
    O seu breve comentário sobre o “Calvário de Cristo HOJE”, baseado na posição do dep.Heráclito Fortes, e´ prova de sua consciência crítica e de sua fé comprometida com a vida.Contamos com seu apoio.Você como um ilustre filho da terra da Boa Esperança pode ajudar muito nesse sentido.

  2. firmo carvalho diz

    O Dep. Heráclito Fortes tem toda razão , isto é uma obra de arte e muito bonita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.