Campanha alerta para o tombamento do Painel da Igreja de Esperantina
Uma campanha através da rede social (facebook, whatsapp e twitter) está acontecendo atualmente na cidade de Esperantina relacionada a preservação do painel “Calvário de Cristo” da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança.
Internautas estão alertando para o tombamento da obra e a sua preservação, já que é um patrimônio da cidade. O padre Evandro Alves da Silva, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, está praticamente em campanha para a retirada do referido painel, o que não tem agradado a grande maioria dos fiéis.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN ( Teresina ), esteve em Esperantina, onde na oportunidade se reuniu com representantes da igreja católico, entrevistou populares e fez um levantamento sobre a importância cultural e histórica do referido painel.
“O Calvário de Cristo Hoje” o autor desta belíssima Pintura é do Piauiense João Batista Bezerra Cruz, natural da cidade de Pedro II. O artista João Batista, retratou a realidade de como era nas décadas de 80 a 90.
Em nossa realidade o Calvário de Cristo se Expressa:
– pelas feições das crianças golpeadas pela fome.
– pelas feições dos Jovens desorientados.
– pelas feições dos camponeses explorados, sem terra, sem pão.
– feições das mulheres marginalizadas.
– pelas feições dos velhos abandonados…
SE CADA PADRE QUE PASSAR PELA IGREJA DE ESPERANTINA INVENTAR DE MUDAR ALGUMA COISA OU MODERNIZAR A IGREJA, A HISTÓRIA DE ESPERANTINA VAI ACABAR E NÃO SOBRARÁ NADA PARA CONTAR AOS NOSSOS.
O PADRE E QUEM QUER QUE SEJA QUE QUEIRA MUDAR OU MODERNIZAR A CIDADE, TEM QUE PENSAR QUE TODA CIDADE CARREGA UMA HISTÓRIA E ESSA HISTÓRIA É QUEM DÁ VIDA AO LOCAL.
TANTA HISTÓRIA BOA EM ESPERANTINA JÁ FOI DESTRUÍDA, PRA QUE DESTRUIR MAIS?!
EU DIGO NÃO AO TOMBAMENTO DO PAINEL DA IGREJA MATRIZ.
É A ÚNICA COISA BONITA QUE TEM EM NOSSA IGREJA!
Conterraneos não podemos permitir a retirada de um lindo trabalho e que acima de tudo não prejudica ninguém.
Temos é que explorar em prol da cidade e da igreja , começando pela edição de Cartão Postal, para angariar recursos para ajudar nas creches , casas de apoio.
Salvem o nosso Painel! Ele pertence a história de Esperantina. Esse cristianismo de “glória” não salva ninguém! Esse painel é teológico, cristológico e sacro. Portanto, deve ser tombado como patrimônio histórico de Esperantina. Esse Padre não sabe nossa história e nem teve a disposição para conhece-la. Sua atitude revela falta de conhecimento teológico e pastoral, além de respeito à nossa caminhada histórica de luta e conquistas.
Que bom que foi aprovado o tombamento da igreja, pois é um patrimônio histórico e ninguém pode chegar e mudar uma pintura que tantos anos anos foi feita, sem consultar a população. que bom que existe um conselho que se preocupa com a boa imagem da cidade.