Carteira de Identidade Nacional pode ser emitida em domicílio; saiba como solicitar

Pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção podem receber atendimento domiciliar para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A medida faz parte de uma ampliação dos serviços da Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP).
Conforme a secretaria, o atendimento domiciliar é uma resposta às necessidades de pessoas que, por limitações físicas, não conseguem comparecer aos locais de emissão do documento.
“Muitos desses cidadãos precisam da identidade atualizada para acessar serviços públicos, atendimentos médicos, processos de aposentadoria e diversos benefícios sociais. Essa ação garante que a falta de mobilidade não seja um impedimento para a obtenção de documentos essenciais”, destaca o diretor do Instituto de Identificação, Marcelo Mascarenha.
Como solicitar o atendimento domiciliar
Para solicitar uma visita domiciliar, o interessado ou um cuidador pode entrar em contato diretamente com a equipe de assistência social do Instituto pelo telefone: (86) 9495-7683.
A emissão da Carteira de Identidade Nacional é gratuita, sendo necessário apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento ou Casamento, atualizada (emitida nos últimos 10 anos), com selo de verificação e número de matrícula;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência;
- Pessoas com Deficiência (PCDs) podem apresentar laudo médico.
Somente em 2024, o serviço de assistência social do Instituto realizou mais de 600 visitas domiciliares. A secretaria ressalta que as visitas são planejadas para garantir que os procedimentos de identificação sejam seguidos com segurança, integridade e respeito à privacidade dos atendidos.