Casos de covid-19 no Piauí duplicam a cada 10 dias, diz Fiocruz
O Estado do Piauí leva em média dez dias para duplicar o número de casos confirmados de covid-19, e em média, a cada 13 dias, o total de óbitos também dobra. É isto o que aponta o Monitor da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que acompanha em tempo real a situação da crise de saúde no Brasil e no mundo.
Segundo o levantamento, o Piauí ocupa a vigésima posição no ranking nacional de duplicação de diagnósticos da doença. Desde o início da pandemia no Piauí, em meados de março quando foram registrados os primeiros casos da doença aqui, o Estado já duplicou por oito vezes os diagnósticos de covid-19. Nesta sexta-feira, o Piauí amanheceu com 18.023 casos confirmados de coronavírus. Para efeito de comparação, há duas semanas, esse número era de 9.825.
Quando se observa os óbitos, a situação não é muito diferente: conforme a Fiocruz, a cada 13 dias, em média, o Piauí dobra o número de vítimas fatais da covid-19. O Estado é o 18º do país em número de vezes que as mortes por coronavírus duplicaram: já foram cinco as vezes em que os boletins da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde do Piauí) apontaram duplicação nas mortes por covid-19 desde março, quando a pandemia chegou ao Estado.
Por exemplo, nas duas últimas semanas, o número de mortes decorrentes do coronavírus no Piauí subiram de 299 no dia 10 de junho para 547 nesta sexta (25).