Castelo do Piauí se prepara para a oitava edição do Cachaça Fest

Castelo do Piauí, município localizado a 190 quilômetros ao norte de Teresina, se prepara para mais uma edição do Cachaça Fest, festival que reúne o melhor do agronegócio da cachaça, turismo, artesanato e gastronomia piauiense.

Pensando em garantir a excelência no atendimento aos turistas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza desde fevereiro palestras, consultorias e treinamentos para meios de hospedagem, bares e restaurantes, e para artesãos e condutores de visitantes daquele município.

Já foram ofertadas consultorias de Atendimento ao Cliente e Boas Práticas na Cozinha, além do curso D’ Olho na Qualidade, todos direcionados aos restaurantes, pousadas e aos permissionários dos mercados públicos da cidade.

“Castelo vem se preparando para esta edição do Cachaça Fest desde o início do ano. E o Sebrae tem desempenhado papel fundamental na capacitação dos empreendedores da cidade. Este mês intensificamos os treinamentos para que todos fiquem 100% preparados para receber os visitantes durante os três dias de festival”, explica a gestora do Projeto de Turismo Caminho Entre Rios do Sebrae no Piauí, Ceres Rebelo.

Outros treinamentos serão realizados até a semana que antecede o evento, como Condução de Visitantes; Animação Turística; Saber Empreender, direcionado aos proprietários de pousadas do município; Sabor e Gestão, para os restaurantes locais; e Inovação Gastronômica, para os expositores da feira.

ATRAÇÕES CULTURAIS

Grandes nomes da música nacional se apresentarão no palco do Cachaça Fest. Durante os três dias de evento, o público poderá curtir o melhor do forró de raiz interpretado por Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga e herdeiro musical da família; Eliane, a Rainha do Forró, que em 2012 completa vinte e cinco anos de carreira; além de Adelson Viana; João Cláudio Moreno; e Santana, o Cantador.

FEIRA DE ARTESANATO

Outra atração do Cachaça Fest é a feira de artesanato, que será montada na Praça Aluísio Lima. No local serão expostos e comercializados, em quarenta e três estandes, produtos feitos em couro, madeira, palha, bordados, cerâmica, tecelagem, pinturas, joias em opala e biojoias, criados por artesãos de Altos, Campo Maior, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Pedro II e Teresina.
Na feira, os visitantes também encontrarão as cachaças produzidas no Piauí como Mangueira, Concebida, Mineirinha e Tapuia.

“O artesanato movimenta bastante o Cachaça Fest. Os produtos em couro e feitos pelos artesãos do município são destaque nacional. Este ano, a Associação de Artesãos de Castelo foi uma das oito unidades produtivas do Estado reconhecidas no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato”, informa a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo.

TURISMO

Os visitantes interessados no ecoturismo encontrarão belas paisagens em Castelo do Piauí. Dentre os pontos turísticos que chamam atenção do público estão o Cânion do Rio Poti, paredões com cerca de cinquenta metros de altitude, ideal para a prática de rapel, canoagem e acampamento; a Cachoeira das Arraias, duas quedas d’água com aproximadamente vinte metros cada uma, ótimas para a prática de esportes radicais como rapel e tirolesa; e o Parque Nacional da Pedra do Castelo, um extraordinário bloco de pedras que se assemelha a um castelo medieval.

Os turistas também poderão conhecer o Museu da Cachaça Mangueira, onde estão maquinários antigos e fotos que contam a trajetória de mais de cinquenta anos desta empresa familiar. No local, é possível ainda entender o processo de produção do destilado, desde a chegada da cana-de-açúcar, moagem, fermentação, destilação, armazenamento em imensos tonéis de madeira, até o engarrafamento.

Novos produtos turísticos também serão comercializados no Cachaça Fest este ano. São dois sítios arqueológicos descobertos no Pico dos Andrés, uma localidade com fortes indícios da presença do homem primitivo, com pinturas rupestres de cores e formatos variados, além de gravuras que remetem aos nossos antepassados.

“Esses locais já foram mapeados e tiveram a infra-estrutura trabalhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN. Os sítios já receberam vários visitantes e decidimos incluí-lo no roteiro turístico da cidade, que já é tão rico” acrescenta Ceres Rebelo.

Além das riquezas naturais, os visitantes de Castelo não podem deixar de conhecer o Museu do Tito, o Mercado Municipal, a Estação Ferroviária e as igrejas de Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora das Graças.

O Cachaça Fest é uma realização da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí em parceria com o Sebrae no Piauí e Governo do Estado; e patrocínio do Grupo Claudino e da Cachaça Mangueira.

ASCOM

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.