Censo Escolar em prefeitura do Piauí foi “maquiado”
O Censo Escolar da Educação Básica Nacional que é realizado anualmente, em parceria com as Secretarias de Educação dos Estados e por escola, a coleta de informações estatístico-educacionais referentes a matrículas e docência, para subsidiar o planejamento e a gestão da Educação nas esferas governamentais, foi realizado de forma discrepante no município de Matias Olimpio.
Quem em informa é a Controladoria Geral da União (CGU) ao fiscalizar as 027 ações do governo federal na base de Matias Olimpio de agosto/2009 a outubro/2009, cuja discrepância foi constatada no Censo Escolar de 2008.
O objetivo da fiscalização foi o levantamento detalhado das escolas e do aluno da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.
Os fatos foram evidenciados através das falhas verificadas na fiscalização sobre a efetividade das informações prestadas ao Censo Escolar 2008 que estão resumidas por meio das planilhas que envolvem as escolas e creches municipais de Matias Olimpio.
Por meio do Ofício GP sn/2009, de 12/10/2009, a Prefeitura Municipal de Matias Olímpio/PI apresentou a seguinte manifestação:
“Com referência a não disponibilização da documentação relativa ao exercício de 2008, de responsabilidade do ex-gestor, já foi devidamente esclarecido, tanto na preliminar desta, repetida no item”.
Isto é, o atual prefeito Edísio Maia culpou a gestão do ex-prefeito Antonio Cinda.
ANÁLISE DO CONTROLE INTERNO:
Mantém-se a constatação, visto que a manifestação do gestor não se aplica ao que foi demonstrado no fato constatado. Este demonstra a discrepância de informações prestadas ao Censo Escolar 2008 e a realidade do município, o que não tem relação com a falta de documentos de gestões anteriores na Prefeitura.
Fonte: omatiense