Peixes aparecem mortos em açude no povoado Lagoa Seca
Centenas peixes morreram no fim da tarde do último sábado (18/01), na Lagoa Tibúcio, no povoado Lagoa Seca, a 24km de Esperantina.
Os moradores suspeitam que a causa da morte súbita dos peixes foi provocada por envenenamento, causado por um morador que teria jogado um líquido agrotóxico, conhecido como “mata-tudo” em uma superfície montanhosa, que fica nos arredores do referido açude. Após o despejo do agrotóxico, uma chuvarada que caíra na região, escoou todo o veneno para o açude, causando a mortandade.
Segundo a moradora do povoado, Maria, afirmou que mais de 100 famílias foram prejudicadas. Segundo ela, isso nunca aconteceu, nem mesmo quando a Lagoa secou na década de 80. “Eu fiquei muito triste, quase nem dormir, porque muita gente do povoado se alimentava dos peixes dessa lagoa”, exclamou.
Moradores afirmam que a Lagoa Tibúcio é considerada a “Mãe das águas” da região, devido a mesma despejar suas águas e peixes para riachos e açudes da região, quando a mesma transborda com a chegada do período chuvoso.
Em Esperantina não existe uma sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e de acordo com informações apuradas outros órgãos do governo estadual e municipal estão entrando no caso para penalizar de forma legal esta ação, considerada crime ambiental.
Com informações Revista AZ