Cidades piauienses que serão locais de prova do Concurso Público Nacional Unificado
Quase 1,5 milhão de estudantes já efetuaram suas inscrições no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que acontecerá simultaneamente em 220 cidades, no Piauí são: Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina.
A descentralização visa assegurar igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos efetivos. O prazo para inscrições se estende até 9 de fevereiro, com taxas de R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio. As provas estão programadas para o dia 5 de maio.
Os cargos disponíveis para o estado incluem: Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas; Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas; e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, destinados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos da administração pública federal, o CPNU representa um modelo inovador de seleção de servidores públicos, desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Esse novo formato consiste na realização conjunta de concursos públicos para o preenchimento de cargos efetivos em órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, por meio da aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página do GOV.BR, fazer o login e seguir as instruções indicadas. Durante o processo de inscrição, é necessário escolher entre as carreiras, divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne carreiras semelhantes entre si.
O CPNU permite a inscrição para disputar vagas em mais de um cargo, desde que estejam dentro do mesmo bloco temático. Uma vantagem desse modelo é que o candidato paga uma taxa de inscrição única. Ao concorrer a múltiplos cargos, o candidato deve classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para determinar a prioridade em uma possível convocação, com base na pontuação obtida.