Cirurgias foram feitas à luz de celulares no HUT

“No maior hospital de urgência do estado opera-se assim!”
“No maior hospital de urgência do estado opera-se assim!”

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passou pelo menos uma hora sem energia elétrica, por volta das 18h da noite de ontem (13). Serviços essenciais tiveram de ser prestados à luz de lanternas e aparelhos celulares, como as cirurgias realizadas na unidade. O hospital possui gerador de energia, mas este não foi ativado imediatamente.

Para registrar o problema, o estudante de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Iran Brito postou, em seu perfil no Facebook,  duas fotografias que mostram os profissionais do HUT realizando cirurgia à luz de lanternas. Na imagem, é possível ver claramente o uniforme dos profissionais.

De acordo com a diretoria do HUT, o hospital possui quatro geradores que atendem às áreas principais do hospital, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro Cirúrgico (CC). Contudo, os alimentadores não foram acionados automaticamente e foi necessário uma ativação manual dos geradores. Com isso, o CC ficou sem energia e os procedimentos foram realizados às escuras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.