Com temperatura acima dos 40°C no Piauí, umidade chega a índices do deserto

A condição climática típica do B-R-O-BRÓ favorece a baixa umidade do ar. Nesta quinta-feira (20), o INMET emitiu alerta laranja que englobou 51 municípios piauienses localizados nas regiões sudeste e sudoeste do Piauí. Nesses municípios, como Uruçuí, São Raimundo Nonato e Gilbués, a umidade beirou os 12%, índice comparável às regiões desérticas como o Saara. As informações são levantadas diariamente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

Na quarta-feira (19), Bom Jesus chegou a registrar índice de 13%, considerado grau de severidade perigo (índice entre 20% e 12%). Também se enquadraram nesse grau de risco Gilbués (14%) e Corrente (16%), configurando entre os 20 municípios com índices mais baixos do país naquele dia. 

Em situações como essa, o INMET alerta para o risco de incêndios florestais e à saúde, tais como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Como precaução, é importante:

  • Beber bastante líquido;
  • Evitar atividades físicas no horário mais quente do dia;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

As altas temperaturas e a baixa umidade também atingem cidades localizadas mais nas regiões centro-norte do Piauí. Segundo o INMET, entre as cidades piauienses que também apareceram entre as 20 mais quentes do país na quarta-feira (19) estão Piripiri, que chegou a registrar 39.9 °C; Oeiras também registrou elevadas temperaturas: 38.8 °C. Teresina apareceu na lista com a máxima de 38.5 °C; Angical do Piauí, com 38.2 °C.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.