Comunidade quilombola comemorou o dia da “alforria”
A comunidade quilombola Olho D’água dos Negros, em Esperantina, fez festa para comemorar o dia nacional da abolição da escravatura, a “alforria”. As atividades comemorativas aconteceram neste sábado 12, um dia antes do dia oficial. Durante o evento, que foi bastante prestigiado por lideranças políticas e comunitárias, a Prefeitura Municipal inaugurou a reforma da escola da comunidade, autorizou a reforma do posto de saúde e garantiu apoio aos eventos esportivos e culturais, como a 1ª vaquejada na mata.
A comunidade Olho Dágua dos Negros é uma das maiores concentrações de população de afrodescendentes, remanescentes de escravos na cidade de Esperantina. A antiga casa grande da fazenda Olho Dágua dos Pires, agora tombada como patrimônio histórico municipal, tem a previsão de ser reformada através de projeto já aprovado pelo IPHAN – Instituto Histórico Nacional.
Durante a solenidade, o prefeito Chico Antonio, lembrou a história das famílias afrodescendentes que vieram para Esperantina na condição de escravos, enfatizando a importância dos negros para o surgimento e desenvolvimento cidade, quando ainda era conhecida como Vila da Boa Esperança.
“Para esta comunidade, vieram nossos antepassados e muitos ainda contam a história que ouviram de seus avós, como eu sempre escutei quando era criança. Hoje estou feliz por que estamos aqui não na condição de escravos, mas de administradores dos destinos de toda nossa cidade, cidade que ajudamos a desenvolver desde quando ainda era uma pequena vila e rodeada de fazendas” recordou.
O evento contou com as presenças do prefeito de São João do Arraial – Zilton Melo, do presidente da câmara municipal de Esperantina, Jânio Aguiar, do superintendente do Incra no Piauí, Francisco Limma e ainda dos deputados federais Jesus Rodrigues e Assis Carvalho e do secretário estadual das cidades, Merlong Solano.