Conferência debate sobre transparência pública
Foi realizada na noite desta quinta-feira (12) a abertura da Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial) que está sendo realizada em Teresina. O evento acontece durante esta quinta e sexta-feira (13), no Buffet Diferencial, na Rua São Pedro.
O evento reuniu representantes da sociedade civil, da Controladoria Geral do Estado (CGE), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas e Controladoria Geral do Município.
A primeira Consocial tem como objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público. Além de debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo, propondo assim mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade.
Segundo Arimateia Sousa, representante da Sociedade Civil Organizada, eventos como estes são fundamentais para construção da democracia e de uma sociedade mais justa. “Sonho que haja sempre com dias como estes, em que mostramos que somos maiores que os monstros da corrupção. Estamos aqui construindo uma nova história da ética, um novo país, temos o papel de salvar o Brasil da corrupção”, afirmou.
A abertura do evento contou com uma solenidade, onde foram apresentado o Hino do Piauí, a divulgação de uma mensagem do Ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, de uma apresentação cultural com o Grupo Batole Cia de Dança (do bairro Dirceu) que apresentou o espetáculo Pixel, além de uma palestra com Adenísio Alvaro Oliveira de Sousa, que é Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.
Fonte: Portal da Clube
Quero aqui agradecer a tds as pessoas da sociedade civil lá presentes que votaram em mim pra fazer-me pesente a 1º CONFERENCIA SOBRE TRANSPARENCIA E CONTROLE SOCIAL como Delegada em Brasília-DF em Maio…fui eleita a 16º Delegada do Piaui entre 23 vagas e votada por outras representatividade da sociedade civil,militante social pessoas que desenvolvem trabalhos de politicas públicas como eu em nosso Estado…de Esperantina e região dos cocais na delegação sera eu e Arimatéia Dantas.
Brasília que nos aguardem para efetivação dos direitos humanos com o objetivos de termos qualidade de vida igualitaria.
OBRIGADO!!!!!!!!!