Conheça a história da Copa Norte de Futsal e do seu fundador Chaguinha Magalhães

Chaguinha Magalhães
Chaguinha Magalhães

A partir de 08 de janeiro de 2016 tem início mais uma edição da Copa Norte de Futsal, que já é de conhecimento de todos ser é uma das maiores competições do Norte/Nordeste, mas pouca gente sabe da história da competição e de um dos seus fundadores, que ainda hoje está à frente deste importante evento esportivo, que é Chaguinha Magalhães.

A competição surgiu em 1999 com o lema de unir o Norte do Piauí através do esporte e da cidadania. Entre os fundadores estão Francisco das Chagas Magalhães (Esperantina-PI), jornalista Raimundo Filho (Jornal O Dia), professor Antônio Rodrigues (Piripiri), radialista Djalma Moraes (Piracuruca), Edmilson Saraiva (José de Freitas) e Marcial Machado (Batalha-PI).

Seleção de Esperantina
Seleção de Esperantina

O município de Esperantina foi o que mais conquistou títulos da Copa Norte de Futsal, foram sete no total: em 2000 (II edição), em 2001 (IV edição), em 2004 (V edição), em 2008 (VIII edição), em 2010 (X edição), em 2011 (XI edição) e em 2015 (XV edição).

A cada ano que passa a competição vem conquistando cada vez mais espaço na mídia estadual/nacional e credibilidade no meio esportivo. O evento chega a sua décima quinta edição e conta com a participação de trinta e nove equipes de 03 (três) estados (Piauí, Ceará e Maranhão).

Chaguinha Magalhães com Zico
Chaguinha Magalhães com Zico

Francisco das Chagas Magalhães, popularmente conhecido como Professor Chaguinha Magalhães, é o baluarte da competição, o que pouca gente sabe é que o mesmo já foi um grande craque de futsal, nos anos de 1989 e 1990 jogou pelo a equipe do ONIX de Teresina, neste mesmos anos participou do JEBS (Jogos Estudantis Brasileiro) pela seleção piauiense de futsal em Brasília-DF. Em 1991 disputou a Taça Brasil Juvenil de Futsal pela a AABB de Teresina e por vários anos defendeu a seleção esperantinense de futsal, sendo bicampeão da Copa Norte de Futsal como atleta e bicampeão como treinador.

DSCF3032Atualmente Chaguinha Magalhães se dedica integralmente a realização da competição que a cada ano cresce mais.

Abaixo você confere uma rápida entrevista, que o mesmo concedeu com exclusividade ao PORTALESP.

PORTALESP: De onde surgiu a ideia de criar a Copa Norte de Futsal?

Chaguinha Magalhães: A Ideia de criação da Copa Norte surgiu da carência de competições a nível intermunicipal entre municípios piauiense, então resolvemos juntamente com vários desportistas das cidades vizinhas realizar a COPA NORTE com objetivo de manter desenvolver o futsal e proporcionar o surgimento de grandes seleções de futsal e promover através do esporte uma maior integração entre os municípios participantes.

PORTALESP: Qual ano? Quanta equipes participaram da primeira edição?

Chaguinha Magalhães: A 1ª edição da Copa Norte foi realizada em 1999 na cidade de Batalha e contou com a participação de 12(doze) equipes: Esperantina, Batalha, Piripiri, Cabeceiras, Barras, Morro do Chapéu, Luzilândia, Cocal da Estação, Nossa Senhora dos Remédios, Joaquim Pires e Piracuruca (com 02 equipes).

PORTALESP: Qual a relação de todas as equipes campeãs da Copa?

Chaguinha Magalhães: 1ª edição: Piripiri, 2ª edição: Esperantina, 3ª edição: José de Freitas, 4ª edição: Esperantina, 5ª edição: Juventus (Esperantina), 6ª edição: Águia Dourada (Parnaíba), 7ª edição: Liga Evangélica (Parnaíba), 8ª edição: Esperantina, 9ª edição: São Bernardo – MA, 10ª e 11ª edição: MS Esperantina, 12ª edição: Libório Eventos de Picos, 13ª edição: União e 14ª edição: J.Frios de Tianguá-CE, 15ª edição: Campari de Esperantina-PI.

PORTALESP: Qual é o maior desafio na realização de uma competição deste nível?

Chaguinha Magalhães: Com certeza a falta de patrocínio para cobrir os custos da competição com premiação, arbitragem, bolas, transportes para viagens as cidades, contratação de pessoal de apoio, material gráfico e publicitário, enfim faltava estrutura mínima de logística necessária para realizar de uma competição de alto nível, muitas vezes agente tirava dinheiro do próprio bolso para cobrir gastos da competição, mas a partir da 10ª edição começou a surgir patrocínio e parcerias importantes que facilitaram a realização da competição.

PORTALESP: Qual o fato mais curioso que você achou, durante todos esses anos, durante a realização da Copa?

Chaguinha Magalhães: Um fato curioso aconteceu após um jogo na sede de Piripiri na 13ª COPA NORTE, onde o atleta Jean do J.Frios com passagem pelos principais clubes do futsal Brasileiro, ao fazer o uso da palavra após a partida falou que nos não tínhamos ideia da dimensão da Copa Norte, que já era um evento muito conhecido no cenário do futsal nacional, e que há vários anos era convidado por amigos para disputar uma competição boa, gostosa de se jogar e com bom nível técnico de organização que era realizada no interior do Piaui. Isso foi motivo de muita alegria para todos nós da coordenação geral da competição.

PORTALESP: A cada ano que passa a Copa Norte de Futsal vem crescendo, você atribui isso a quê?

Chaguinha Magalhães: O crescimento da Copa Norte se deu pela credibilidade, tradição e dimensão que tomou a competição, que tem uma história de boa organização, jogos de alto nível técnico, equipes reforçadas pelos melhores atletas do futsal brasileiro e ginásios sempre lotados.

PORTALESP: O que o público deve esperar de mais uma Copa Norte, e qual sua mensagem final aos amantes de esporte.

Chaguinha Magalhães: Gostaria de mandar uma mensagem de agradecimento a todos que contribuíram para realização de nossa competição e desejar boa sorte aos participantes da XV Copa Norte de Futsal, que vença o melhor e conclamo a todos continuar a incentivar a pratica do Futsal para proporcionar o surgimento de novos craques e como opção para manter a juventude longe das drogas, criminalidade, etc. Mais o que mais quero é que a Copa Norte continue sendo um instrumento de surgimento de novas amizades.

“Vamos seguir no espírito, estou contigo e não solto sua mão, se você não soltar a minha.”DSCF3033

2 Comentários
  1. Reginaldo Siba diz

    Parabéns Chaguinha pelo bonito trabalho feito ao logo desse tempo.Reginaldo Siba.

  2. Marlon Meireles diz

    É assim que se conquista as coisas, é mostrando trabalho e dedicação naquilo que se faz, e além de tudo dando um exemplo de humildade e sendo a pessoa simples e que é. Valeu professor Chaguinha foi através de seus trabalhos que aprendi como se faz as coisas bem feitas e bonitas. Felicidades e muito obrigado pelo exemplo que nos deu ao fundar a Escolinha hoje chamada de El Pozo.

    Seu amigo: Marlon Regis de Sousa Meireles

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.