Conselho de Saúde aprova implantação de Saneamento Básico em Esperantina
Os conselheiros de saúde se reuniram na manhã desta quinta-feira (25) para deliberar sobre a implantação do projeto de saneamento básico (esgotamento sanitário) no município de Esperantina.
A reunião foi presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dorgival Carneiro. A Secretária de Saúde do município, Eliane Bezerra, esteve presente na reunião e apresentou para os demais conselheiros dois técnicos que fazem parte da equipe de elaboração do projeto de saneamento básico do município, o senhor José do Patrocínio Martins e a senhora Ennia Tais Moura.
Durante a oportunidade, José do Patrocínio informou para os conselheiros que o município de Esperantina foi selecionado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para apresentar um projeto de esgotamento sanitário, sendo que o mesmo já vem passando por etapas.
O técnico fez uma vasta explanação do projeto e disse que o valor da obra está orçada em 22,5 milhões de reais, sem contrapartida da prefeitura.
De acordo com o técnico, um dos critérios que a Funasa exige para aprovação do projeto é o aval do Conselho Municipal de Saúde para que a obra seja realizada.
A obra vai contemplar 100% da zona urbana do município de Esperantina. Os recursos estão previstos para ser liberado no mês de outubro desse ano. A gestão e funcionamento do sistema ficará sob a responsabilidade da Agespisa – Águas e Esgotos do Piauí S.A.
Na oportunidade, o projeto foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde.
Vale ressaltar que o projeto de implantação de saneamento básico em Esperantina é uma iniciativa da Prefeitura Municipal com o apoio do deputado estadual Themístocles Filho.
Portal Rio Longá