Conselho Estadual de Saúde terá dois representantes de Esperantina
O Conselho Estadual de Saúde (CES) é um órgão colegiado composto por representantes do governo, profissionais prestadores de serviços de saúde, trabalhadores e usuários. Sua atuação se estende à formulação de estratégias e ao controle da execução da política de saúde no Estado do Piauí, abrangendo aspectos econômicos e financeiros, com suas decisões homologadas pelo chefe do Poder Executivo. A missão do conselho é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde em diversas áreas, levando as demandas da população ao poder público.
O CES é composto por 64 Conselheiros, sendo 32 usuários (50%) eleitos a cada 2 anos. As últimas eleições ocorreram em novembro de 2023 e os novos Conselheiros estão aguardando a posse que ocorrerá até o final do mês de março.
Dentre os eleitos, pela primeira vez desde a sua criação, irão compor o pleno representantes das Regiões de Saúde do Estado, sendo 02 do Território dos Cocais, da cidade de Esperantina, Eduardo Cavalcante da instituição APAE, representando o segmento dos Prestadores de Serviços e pela Sociedade Civil Organizada (usuários), Lysmara Pinheiro, representando o Fórum de Ong HIV/AIDS do Estado do Piauí. Ambos atuantes nas políticas públicas, foram eleitos Conselheiros titulares e contribuirão na formulação de estratégias, controle e fiscalização da execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.