Copa do Mundo de 2030 será em seis países de três continentes diferentes

O Conselho da FIFA decidiu que a Copa do Mundo de 2030 será realizada em seis países de três continentes diferentes. Os países escolhidos foram: Uruguai, Argentina e Paraguai, na América do Sul; Portugal e Espanha, na Europa e Marrocos, na África. A América do Sul sediará os três jogos de abertura da Copa do Mundo Centenário 2030, bem como a primeira cerimônia de abertura, que será realizada no Estádio Centenário, em Montevidéu no Uruguai.

Argentina e Paraguai também receberão um jogo da competição. O restante do torneio será realizado em outros locais definidos pela FIFA, nos referidos países da Europa e África. A ideia da FIFA é tornar o evento cada vez mais global. Porém, a novidade recebeu críticas por parte daqueles que preferem a competição em um só país. No formato antigo, era possível conhecer mais a fundo a cultura do país-sede.

A decisão foi anunciada pelo Conselho da Fifa, que “concordou por unanimidade” que a única candidatura na briga para sediar o Mundial de 2030 seria a portuguesa, espanhola e marroquina. Vale lembrar que o Mundial de 2030 seguirá o novo modelo de 2026, com 48 seleções e 104 partidas.

“O Conselho da FIFA concordou por unanimidade que, em 2030, teremos uma presença global única: três continentes – África, Europa e América do Sul – seis países – Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai – acolhendo e unindo o mundo enquanto celebramos juntos um belo jogo: o centenário da Copa do Mundo FIFA.” Gianni Infantino, Presidente da FIFA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.