Corte de verbas em pesquisas pode atingir diretamente a população

A biomédica que tem raízes em Esperantina, com o desenvolvimento do seu estudo de doutorado, conseguiu dar o diagnóstico molecular para pacientes do SUS portadores da mesma síndrome genética da atriz Angelina Jolie .

Simone Carvalho, Biomédica Geneticista cursando o último ano de Doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Com o desenvolvimento do seu estudo de doutorado, conseguiu dar o diagnóstico molecular da mesma doença que a atriz Angelina Jolie possui (Alto risco para câncer hereditário de mama e/ou ovario) para 96 pacientes do SUS atendidos pelo hospital das clinicas da faculdade.
Biomédica Geneticista, Simone Carvalho

A biomédica Simone Carvalho é natural de Teresina e filha do esperantinense Francisco Segundo, irmão do Luiz Segundo, ambos ex-funcionários do Banco do Brasil, por muitos anos morou em Esperantina e estudou na Escolinha Tia Erinelda.

Por meio de sua pesquisa e de verbas do Governo que financiara a sua pesquisa, muitas pessoas do Brasil conseguiram ter acesso ao mesmo exame (que não é coberto pelo SUS) que a Angelina Jolie teve. Em menos de 6 meses do diagnóstico, algumas pacientes já conseguiram realizar cirurgias profiláticas iguais as da Angelina Jolie (mastectomia – retirada das mamas e ooforectomia – retirada dos ovários), e isso DE GRAÇA, PELO SUS. Isso reduziu em até 90% a chance de essas pessoas terem câncer de novo e permitiram o acompanhamento DE GRAÇA de todas as pessoas da família que estão sob o mesmo risco.

“Se eu estou feliz de ter ajudado essas pessoas? Demais! Eu podia ter ajudado você, podia ter ajudado alguém da sua família, sua prima, sua tia…! As eleições estão se aproximando pessoal. As opções não são as melhores, mas avaliem também o ponto da valorização da pesquisa no nosso país, porque isso leva a gente pra frente, muito mais do que muita coisa!” Disse Simone Carvalho.

A própria população deve ter mais consciência da importância do incentivo à pesquisa no país, para que nós todos possamos exigir isso dos governantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.