CREAS e CRAS realizaram reunião para definir a programação do 18 de maio em Esperantina
Aconteceu na manha dessa sexta feira 26 de abril reunião para definir a programação do 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. A reunião aconteceu no auditório da educação.
Hamilton Alves psicólogo/coordenador do CREAS explicou que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio, é conquista que demarca a luta pelo Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo pais e ficou conhecido como o “ Caso Araceli ”. Esse era o nome de uma criança de apenas oito anos de idade, que teve todo seus direitos humanos violados,foi raptada,estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
O projeto esta sendo realizado pelo CREAS em parceria com o CRAS e Conselho Tutelar em alusão Projeto “Crianças brincam. Crianças não são brinquedos ” que acontecerá de 13 á 18 de maio em Esperantina.
O coordenador do CREAS, nos informou que objetivo do 18 de maio é destacar a data para mobilibizar,sensibilizar,e informar contra a violência física,psicológica,negligencia e assim convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes contra a violência sexual.
É preciso garantir a toda criança e adolescentes o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração.
A realidade do município de Esperantina , a atual administração municipal não tem medido esforços na garantia de direitos entre suas prioridades o enfrentamento á violência sexual contra crianças e adolescentes, fenômeno complexo, cuja compreensão deve ser situada nos contextos histórico,econômico,cultural,
Estiveram participando da reunião, a primeira dama Secretária de Assistência Social Luana Machado, Coordenadora do CRAS Dayane Cardoso, Katiucia Machado Assistente Social do município , o representante do Conselho Tutelar Francisco das Chagas (Pacilo), Carlos Rubens coordenador do PETI e diretora da APAE a professora Célia Cavalcante.
Por Márcio Campus