De que ‘lado’ estarão as TV’s do Piauí?
Faltando menos de dez meses para as Eleições 2014, dois pré-candidatos a governador estão com seus nomes colocados para uma disputa que promete ser acirrada no Piauí: o do senador Wellington Dias (PT) e o do deputado federal Marcelo Castro (PMDB).
W.Dias já vinha sendo colocado como candidato desde 2010, quando deixou o Governo do Estado e foi eleito senador. Muitos petistas falavam que ele deveria ter a oportunidade de um terceiro mandato. Marcelo surgiu nos últimos dias como a opção ‘menos ruim’ do bloco do hoje governador Wilson Martins (PSB).
Mas, como em toda eleição, o espaço que cada um desses candidatos terá nas TVs locais é de extrema importância. E aqui não está se tratando de propaganda eleitoral não. São as entrevistas e participações nos principais programas das grandes emissoras locais. Quem tem mais espaço nas TVs Clube, Cidade Verde, Meio Norte e Antena 10: W.Dias ou Marcelo?!
TV CLUBE
A afiliada da Rede Globo, comandada por Segisnando Alencar, talvez seja a mais ‘sem lado’ possível. Não que os executivos não tenham seu lado, mas por ser uma emissora, digamos, ‘engessada’: não passa da mesmice e ainda segue o ‘padrão Globo’. Ou seja: A TV Clube tem que seguir as regras dentro de uma cartilha já pré-definida. Globo é Globo… Termina ficando limitada.
TV Clube: nem muito Marcelo e nem muito Wellington Dias
TV CIDADE VERDE
Do empresário Jesus Tajra Filho e afiliada ao SBT, a TV Cidade Verde tem seu lado. E favorável a W.Dias. O senador, quando governador, foi bastante generoso com os Tajra da CV, no que diz respeito à publicidade e propaganda do Governo do Estado. Para retribuir, a emissora atende alguns pedidos petistas de vez em quando. Perfeitamente natural.
W.Dias nos estúdios da TV Cidade Verde: preferido de Jesus Tajra Filho
TV MEIO NORTE
Essa não esconde de ninguém: é Wellington Dias até a alma! O empresário Paulo Guimarães tornou-se amigo pessoal do senador. Não é raro de se ver, quando PG está no Brasil (ele mora nos EUA), W.Dias entrar na TV Meio Norte e sair depois de longas horas de reunião. Quase todos os projetos lançados pela MN foram abraçados pela CCOM nos tempos de W.Dias. Não tem como não querer a volta do petista para o Governo do Estado.
W.Dias nos estúdios da TV Meio Norte: virou amigo pessoal de Paulo Guimarães
TV ANTENA 10
A emissora que mais cresceu nos últimos anos não tem uma ligação tão forte assim com nenhum dos dois, mas se for para ter seu lado, é o de Wellington Dias. Comandada hoje pelo herdeiro Cláudio Tajra, a Antena 10 não deixaria de apoiar um político que já foi governador e que, de certa forma, contribuiu bem mais que um deputado federal como Marcelo Castro durante o tempo em que permaneceu no poder.
W.Dias nos estúdios da TV Antena 10: Cláudio Tajra prefere quem já foi governador e ajudou
PATRÕES VERSUS JORNALISTAS
Pelo que se vê, deu 3 a 0, já que a TV Clube não conta, a favor de Wellington Dias. Mas não se engane com esse placar. Quem pensa assim são os donos. Afinal, W.Dias, quando quer algo, trata é com os ‘patrões’. E é justamente por isso que os jornalistas dos veículos destes mesmos patrões não querem o senador petista. Os de campo, que fazem o jornalismo político cheio de pimenta em seu conteúdo, não gostam porque W.Dias usa sempre do poder para chegar num patrão e ‘pedir’ que matéria que seja desfavorável a ele seja abortada. Esse é o tipo de situação que mais incomoda um jornalista.
Marcelo Castro seria o preferido dos jornalistas. Não o dos patrões
MARCELO NEM ASSESSOR DE IMPRENSA TEM
Talvez os jornalistas prefiram Marcelo Castro por ser mais simpático, mas não que seja o queridinho da imprensa. Diferente de W.Dias, pelo menos Marcelo não sai pedindo para patrão tirar reportagem de sua emissora. Não na mesma proporção. Marcelo conversa, sorri e lida com o próprio jornalista. De igual para igual. Demonstra empatia e ganha pontos. Mas tem um detalhe: só quando quer! As vezes está e Brasília (DF) e nenhum dos seus telefones está no ar. Isso as vezes dificulta o contato. Para se ter uma ideia, Marcelo Castro nem assessor de imprensa oficial tem. Seu filho, Dario, que é publicitário, é quem dá uma força de vez em quando. Fontes garantem: assim que engrenar como candidato realmente, a estratégia será outra.
180graus