Denúncia: Crime ambiental no rio Longá na cidade de Caxingó

A paisagem do rio Longá foi alterada na manhã desta quinta-feira (8). Foram encontradas centenas de cartelas de bingos poluindo as margens do rio. Segundo testemunhas as cartelas foram jogadas no rio por um agente sanitário da prefeitura municipal de Caxingó.

 

O ato é considerado crime ambiental como consta no art. 16 do código ambiental brasileiro, que prevê as penalidades cabíveis por infração lesiva ao meio ambiente, que vão de advertência até a suspensão de atividades. Podendo também ser aplicadas multas para o infrator.

 

Apesar de não poluir diretamente a água, o grande problema do papel quando é jogado em rios e mares é a ingestão por parte de peixes e cetáceos, que confundem os pequenos pedaços do papel com organismos marinhos, o que pode levá-los à morte.

 

Esperava-se consciência ambiental deste servidor, principalmente se tratando de um agente sanitário que deveria zelar pela preservação do rio e não pela sua poluição. O nome do autor desta façanha não será revelado por enquanto, aguardam-se medidas severas e punitivas da secretaria de saúde e meio ambiente de Caxingó, no sentido de punir não só este, mas qualquer que seja a pessoa que venha a praticar tamanho crime.

Por Gilmar Rodrigues
www.jornalistagil.blogspot.com
Sem comentários
  1. Anônimo diz

    E isso ai, o Longá é o maior presente que Deus Deu para a cidade de Esperantina, já imaginou se esse rio torna-se igual ao rio Tietê, que tragédia não seria.
    Esse canalha nem da cidade não é, por isso não sabe da valor o que é dos outros, esse agende de morte e não de Saúde, parabéns continuem denunciando, porque que bebe dele todos os dias são voces mesmo e minha família, eu mesmo não vejo a hora de chegar ai para tomar um banho nessas água, porque ai no Tietê não é possivél.

  2. Anônimo diz

    Ao longo do seu curso o Longá vem sofrendo inúmeras agressões. Se somarmos os pequenos crimes ambientais, vamos ver um resultado assustador. É preciso que todos os 17 municípios que são banhados pelo Longá se unam para preservar esta riqueza valiosa para nossas vidas. Estamos fazendo a nossa parte, mas reconhecemos que ainda é pequena diante do tamanho do problema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.