DENÚNCIA: Eletrobrás instala contadores em domicilio com “gambiarras”

Moradores denunciam descaso com a ligação de fiações ilegal e a instalação de relógios contadores em domicílios alimentados através de “gambiarras”.

Os moradores dos bairros Santa Teresinha e Viana em Assunção do Piauí denunciam o descaso da ELETROBRAS do Piauí (antiga CEPISA) com a ligação de fiações ilegal e a instalação de relógios contadores em domicílios alimentados através de “gambiarras”. A denuncia foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras  Rurais do Município de Assunção do Piauí, Caetano Silva.

O Bairro Santa Teresinha, localizado na zona urbana do Município de Assunção do Piauí/PI, a 281 km de Teresina/PI, possui mais de 200 domicílios. A energia elétrica é feita na localidade através de fiações improvisadas em postes de madeiras saindo de um único transformador existente no vizinho bairro Viana. De acordo com Caetano Silva, as ligações da rede geral até os domicílios são feitas pelos próprios moradores e oferece riscos a segurança de quem passa pelas ruas da comunidade.

Caetano afirma ainda que os moradores dos dois bairros, buscando solucionar os problemas, juntaram-se e constituíram uma Associação de Moradores no ano de 2009, logo em seguida a mesma associação promoveu um “abaixo-assinado” e protocolou na Gerencia da ELETROBRAS de Campo Maior (antiga Cepisa). Após um ano de espera, o problema não foi resolvido.

Um dos moradores do Bairro Viana Sr. Antonio Rosa do Nascimento fez uma denúncia via internet no site da ANNEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), logo em seguida agentes da Cepisa estiveram no Bairro Santa Teresinha fazendo levantamento das famílias e serviço topográfico do bairro que, segundo os agentes, seria o momento inicial para elaboração de um projeto de eletrificação dos bairros.

De acordo com Caetano Silva, após dois anos da denúncia, o bairro Santa Teresinha continua com as mesmas “gambiarras”. A situação se torna cada vez mais critica porque  o número de domicílios aumentou e a própria Eletrobrás instalou “relógios contadores” em quase todos as residências e pede aos moradores para comparecerem ao escritório da Eletrobrás e efetivarem o cadastro de seus domicílios sob ameaça de cortarem às gambiarras.

Em um ato de protesto o Senhor Antônio Rosa do Nascimento não compareceu para realizar o cadastro de seu domicílio e teve os fios de sua casa cortados pelos técnicos da Eletrobras e foi ameaçado de prisão caso venha a repetir a ligação clandestina.

Os moradores afirmam já não saber o que fazer para resolver a situação, a população não pode ficar no escuro e já tomou às medidas necessárias em termos de organizações e busca pela legalização junto aos órgãos competentes, pois segundo informações da própria ANNEL é proibida a ligação de energia em domicílios fora do raio padrão de rede de baixa tensão e principalmente a instalação de relógios contadores em domicílios alimentados através de “gambiarras”, mas a própria autoridade competente, no caso a ELETROBRAS insiste no erro e ainda quer cobrar por um serviço sem qualidade.

Por Paula Andréas

Sem comentários
  1. Anônimo diz

    NÃO AGUENTAMOS MAIS ESSE DESCASO AQUI NO BAIRRO PROMORAR DA QUADRA 35 A 41 TODO DIA TEM QUEDA DE ENERGIA TANTO FAZ A NOITE COMO DIA A ENERGIA FICA OCILANDO O DIA INTEIRO, NOSSOS ELETRODOMESTICOS JÁ NÃO FUNCIONA COMO ANTES FORA O PREJUISO QUE VÁRIOS MORADORES JÁ TOMARAM.
    O QUE ESTÃO ESPERANDO ACONTECER?
    ISSO É UMA VERGONHA DE CEPISA(PISA) AGORA ELETROBRÁS(QUE NADA FAZ)AJUDE-NOS.

  2. Lunguinha Gomes diz

    Na cidade de Paulistana Piauí ,existe duas comunidade,Consolação data Paulista eBarra data Paulista,se encontra fora do Programa do Governo Federal “Luz para Todos”,já escrevi varias vezes para a ouvidoria da chesf ,para os representantes aqui do Estado até para canais de televisão,mais ate agora não tive nem um sucesso,para Brasília mandaram que eu ligar r para o Coordenador do programa do Piauí Julio Rodrigues de Sousa Filho no celular (86) 94689815,ele mandou dois fiscais para saber o que estava acontecendo,ai mandou os moradores prejudicados dar o nome no sindicato dos trabalhadores rurais ,os fiscais deixaram uns numeros para contato (86) 3087-2455/ 3087-2824/ fiscal Eloi pereira 3007-2461/, Welliton ise 3087-2453, Agente Milca 3087-2460, cel de Bira (fiscal) (86) 9403-9589, todos foram muito educados mais não tem uma posição animadora sobre a energia, mandaram eu ligar para o senhor Cícero Vladimir Abrel Cavalcante da eletrobrás do Piauí no telefone (86) 3228-8000, e o atendente nem se quer passava a ligação, eu ligava na parte da manha ele mandava eu ligar na parte da tarde, ai eu ligava na parte da tarde e ele me mandava ligar na parte da manha, conclusão tive que ligar para ouvidoria geral do estado so assim fui atendida, mais nada resolveu já foi feito projeto duas vezes em 2007 e em 2009 uma nova solicitação de inclusão no programa Luz para todos amando da antiga cepisa e no começo de 2010 veio uma nova empresa chamada Picol e fez outra medição e disse q a energia não iria demorar, mais vai fazer quase dois anos e nada. Mandei email para ouvidoria do MME e para eletrobrás no Rio de janeiro em julho fui atendida por Carlos da eletrobrás e estou contando com sua ajuda voltei a sorrir, em ver que existe ainda gente nesse pais que escuta o povo tão sofrido do nordeste, Obs: A Pincol é uma empresa pequena para atender todo piauí e está atendendo a cidade de Jacobina no Piauí, desde já agradeço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.