Depois da Privatização da Eletrobrás, vem o efeito borboleta
Pois é, uma batida de asa de borboleta de um lado do mundo, pode provocar um furacão do outro. Mas, não precisamos ir tão longe, não é mesmo? É provável que, com a privatização da Eletrobras, a gente assista alguns produtos ficarem mais caros.
É o caso da carne, que já não está tão barata, leite e cerveja. É isso mesmo, meus amigos, o happy hour, que na pandemia foi praticamente extinto, vai ficar ainda mais complicado de existir. Além desses, materiais de construção também estão inclusos.
A MP da privatização ainda precisa ser sancionada pelo presidente e o prazo é até 6 de julho. O aumento na conta de luz também seria uma consequência, mas o governo projeta uma redução de 5% a 7% na conta de energia com a desestatização.
Em termos de energia, a FIESP projeta um custo de R$ 400 bilhões pelos próximos 30 anos aos consumidores. No entanto, não serão só eles os afetados. A indústria também vai ter um aumento no custo de energia e, obviamente, isso será repassado nos produtos que consumimos.
Para você ter uma ideia, o custo de energia elétrica equivale a 48% do leite, 34% da carne e 28% da cerveja. Com isso, podemos prever aumento nesses produtos caso o presidente sancione a MP.
E não existe otimismo quando o assunto é reverter esse cenário. Especialistas acreditam que não há possibilidade de veto na MP. Agora só nos resta esperar.