Dia do Agricultor familiar é comemorado na cidade de Campo Largo do Piauí
Por Francisco Helito
O Banco do Nordeste e o INEC – Instituto Nordeste Cidadania, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o EMATER e a Secretaria de Agricultura de Campo Largo do Piauí, promoveram nesta quinta feira, 14 de agosto, uma homenagem ao dia do Agricultor Familiar, que é comemorado no dia 28 de julho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Largo.
Na ocasião estiveram presentes os assessores do Agroamigo, Welton e Eduardo, as Gerentes de Negócio do Banco do Nordeste Cláudia e Patrícia e o Gerente do PRONAF Paulo que palestraram sobre as linhas de crédito do BNB para os agricultores familiares e sua atuação dentro do território dos cocais.
O evento contou com a seguinte programação:
- Palestra sobre AGROAMIGO, com o facilitador Welton e Eduardo. Quais as atividades que podem ser financiadas, quais documentações e o público beneficiado;
- Palestra sobre GTA – Guia de Transito Animal, com os facilitadores Magalhães e Rogério, da ADAPI – Agencia de Defesa Agropecuária de Campo Largo. Qual a função da GTA, como ter acesso e as linhas de trabalho da agência no município;
- Palestra sobre as Chamadas Públicas que estão vigentes no município, A EMPLANTA e a COOTAPI disponibilizaram seus técnicos para poderem facilitar esta palestra, o Laércio, Raquel e Marcela;
- Palestra sobre processos jurídicos de benefícios dos Agricultores(as) familiar, facilitada pelo Advogado Joaquim;
- Palestra sobre Saúde da Mulher Rural, ministrada pela Enfermeira do município, Dra. Karol e
- Palestra sobre o Bolsa Família, ministrada pelo coordenador do Bolsa Família do município, Valmir.
O evento contou com mais de 200 agricultores familiares de Campo Largo do Piauí e de Nossa Senhora dos Remédios, que foram convidados a participarem por ser um público beneficiado pelo assessor de crédito do Banco, o Sr. Welton.
Após as palestras os participantes receberam um lanche e partiram para as renovações de crédito do Agroamigo e para as renegociações de até 65% de seus débitos com o Banco do Nordeste, uma vez que foram beneficiados pela lei federal deste Plano Safra.
A coordenação do evento está de parabéns pelo sucesso, todas as temáticas são de essencial importância para o Agricultor familiar, que tanto necessita de informações, e pode contar com um sindicato atuante e uma Extensão Rural presente através do EMATER, que foi responsável pela facilitação de todo o evento, além de debater sobre a documentação necessária dos agricultores familiares e das Políticas Públicas que estão sendo trabalhadas no momento: Compra no Balcão, PRONAF, Compra Direta, Garantia Safra e Cursos de capacitação do agricultor.