Discurso da vereadora Teresinha Emel no encerramento do ano legislativo em Esperantina
Na última sessão ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Esperantina, que aconteceu na noite desta sexta-feira, 17 de dezembro, a vereadora Teresina Emel (PT) usou a tribuna daquela casa para fazer um breve resumo do seu primeiro ano como vereadora de Esperantina e prestar contas do trabalho desenvolvido.
DISCURSO TERESINHA ENCERRAMENTO PRIMEIRO ANO
Caríssimos colegas de casa que são vozes ativas nos atos legislativos de Esperantina, inestimáveis cidadãos que nos acompanham através das plataformas digitais, ilustríssimos protagonistas do exercício da cidadania de todo o território dos Cocais, boa noite.
Sempre que um ciclo está próximo de se encerrar ou de ser renovado, nós, seres pensantes e criativos, inconscientemente tendemos a analisar o que passou. Na função de agente público, especificamente no mandato de vereadora, meus pensamentos são permeados de questões relevantes a mim e à sociedade na qual estou inserida: o que fiz para evoluir como pessoa? Como agi para melhorar o ambiente social em que vivo? Como cidadã produtora e fiscalizadora de leis, qual minha contribuição para o desenvolvimento de minha querida Esperantina e até onde chega minha influência nos atos políticos que trazem benefícios para os esperantinenses, direta ou indiretamente?
Tomada de bênçãos que o espírito santo natalino da boa nova do menino Jesus traz, minhas ações na câmara dos vereadores afagam meu coração e reforça minha esperança por dias melhores: em meu primeiro ano de mandato, mesmo com a consequente inexperiência, mas também com a pujante vontade de acertar, encaminhei através dessa casa para o executivo municipal 66 ações legislativas, sendo 64 de minha autoria.
Tal qual o trabalho de abelha, que percorre de flor em flor para embelezar, ampliar e diversificar o jardim, não houve uma semana, mesmo durante o recesso do meio do ano, em que não percorri zona urbana e rural de Esperantina em busca de saber das dores dos nossos cidadãos.
Não houve um dia em que ao deitar a cabeça no travesseiro eu não pensasse no que eu estava fazendo para desenvolver a sociedade esperantinense e no que faria na manhã posterior para concretizar os anseios de nossos cidadãos, nossa razão de existir.
Mesmo dormindo, meus sonhos sempre abordavam a melhoria dos nossos lares, a cidadania de nosso povo, a felicidade e o desenvolvimento de Esperantina.
Comunidades como Limpeza, Chapada da Limpeza, Sariema, Amargosa, Olho d’Água dos Negros, Boa Vista dos Cariocas, Canto da Palmeira, Vassouras, Mundo Novo dos Amorins, Tinguizal, Murici, assentamento Pedrinhas, Prazeres, Km 7, Mirante, Várzea das Quedas, Curralinhos, Bonfim, Mocambo, Cantinho da Saudade, todas foram ouvidas por mim, que trouxe suas queixas a esse ambiente, que protocolou a reivindicação para o executivo municipal, que respondeu positivamente a todas as minhas demandas.
Além disso, diversos bairros da cidade também tiveram suas vozes ouvidas: Carraspanha, Bairro Rural, Novo Milênio, Alecrim, Vila da Solidariedade, Bernardo Rêgo, Fazendinha, Morro da Chapadinha, Nova Esperança, Palestina, Loteamento Palestina, Cohebe, Santa Luzia, Conjunto Mão Santa e Centro, todos foram contemplados com pequenas melhorias que buscam a harmonia do todo, a fluidez de nossa sociedade.
Ademais, outros atos sociais como a busca pela vacinação de profissionais da linha de frente do combate a COVID-19, sejam pertencentes à Saúde ou à Educação ou trabalhadores e prestadores de serviços envolvidos indiretamente com esses profissionais foi pauta em diversas sessões aqui nessa casa.
Melhorias ligadas ao bem-estar das crianças, aos direitos das mulheres, à inclusão dos negros e ao combate ao racismo, todas essas questões estiveram e estarão presentes em meus atos como legisladora, como fiscalizadora e, acima de tudo, como funcionária do povo, que é o verdadeiro detentor do poder e a razão de nossa existência enquanto funcionários públicos.
Assim, caríssimos colegas e inestimáveis cidadãos que exercem seus direitos, cumprem seus deveres e que merecem uma vida digna, reitero: onde houver uma queixa, uma dor, uma injustiça social, eu estarei lá para captar a essência e executar minha função, tornando pública a necessidade de cada rua, cada bairro, cada localidade.
Gostaria de agradecer a todos que realmente pensam na evolução de nossa sociedade, rogar ao Pai celestial para me dar forças e continuar meu trabalho, também pedir inspiração e saúde aos meus colegas de casa legislativa, além de humanidade e cidadania plena para toda nossa sociedade.
Juntos somos mais fortes!
Muitíssimo obrigada!