É hora de mudança na gestão de Esperantina

Por Francisco Mesquita

 

A decisão da Ministra Nancy Andrighi (TSE) de devolver ao Chico Antonio os destinos de Esperantina deu-lhe, pela segunda vez, a oportunidade de acertar na condução da administração do município. O PT de Esperantina e seus aliados não podem perder essa nova ocasião para efetuar mudanças profundas na administração, diria mesmo, dar um choque de gestão e construir um governo realmente diferente. Entretanto, para isso será necessário atuar em três frentes.

 

Primeiro, ter humildade, ser liderança democrática, manter firmeza (pulso firme) e clareza da gestão. Estes requisitos são fundamentais e necessários tanto para o prefeito Chico Antonio, quanto à sua equipe, nesse momento. Igualmente importante será reunir todos os esforços possíveis, de todas as secretarias, para dar continuidade às políticas e mudanças em andamento no município.

 

Segundo, é hora de fazer mudanças necessárias: extinguir secretarias municipais desnecessárias; mexer no quadro de secretários, de coordenadores e diretores. Adotar critérios para continuar na gestão como conhecimento, vontade de trabalhar, disposição de se entrosar na gestão e, sobretudo, afinidade política com a proposta de governo desenvolvida do município.

 

Terceiro, envolver lideranças de setores sociais, econômicos e políticos da sociedade na gestão, de modo a convocar a sociedade esperantinense (urbana e rural) para, juntamente com a equipe de administração, alavancar idéias, propostas e participação na administração. Ou seja, transformar a gestão em administração efetivamente participativa.

 

Mas para isso acontecer será necessário reunir pessoas interessadas em contribuir com idéias, opiniões, contatos, etc… O prefeito precisa fazer contato, chamar para conversar coletivamente com sua equipe diversas lideranças esperantinenses de diversos setores, inclusive as que lá não residem mais. Nada de alimentar orgulho, fazer retalhamento, mesquinhez política, caça as bruxas.

 

A hora agora é de reunir lideranças políticas, sociais, sindicais e militantes para uma grande concentração municipal em prol do desenvolvimento de Esperantina. É hora de executar o planejamento realizado. É hora de inaugurar a política do bem, do diálogo, da participação. Só assim que o prefeito Chico Antonio poderá recuperar parte do tempo perdido nesses dois meses e meio que esteve afastado da prefeitura.

 

A hora agora é de executar o planejamento e emplacar um modelo de administração por resultado. Cada secretaria, departamento, coordenação precisa ter suas metas definidas (aliás já tem essas metas estabelecidas no Plano Estratégico Operacional de 2011) e executá-las para concretizar resultados.

 

Aquela secretaria ou aquele setor que não atingir os resultados esperados precisa passar por avaliação e, se necessário, mudança de gestor. É somente assim que o prefeito Chico Antonio poderá recuperar o terreno perdido e não decepcionar a população esperantinense. Pois das poucas vezes que estive nessa cidade percebi que os esperantinenses esperavam por essas mudanças, possíveis e necessárias, e acreditam que o Prefeito Chico, juntamente com sua equipe, tem condições de efetivá-las. Tudo isto é possível de ser feito, não é idealismo e nem romantismo político, é realismo.


Sem comentários
  1. Anônimo diz

    Assessores e Secretários do prefeito Chico Antonio façam com que essa matéria chegue ao seu conhecimento. Não sou petista nem votei no mesmo, mas desejo mudanças para meu municipio.

  2. Anônimo diz

    E por falar em mudança uma ótima sugestão seria a candidatura do Ruberson Maratoan medeiros, é inteligênte, competente, esperantinense e sabe realmente do que o povo necessita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.