Eclipse solar será visível no Piauí: saiba quando e a melhor forma de ver o fenômeno
Depois de um agosto que ficou marcado por duas superluas, outubro também promete no que diz respeito a eventos astronômicos. Já em 14 de outubro teremos o eclipse solar anular e nos dias 28 e 29 um eclipse lunar parcial. O eclipse solar será visível em algumas partes do Brasil, incluindo o Piauí.
O “anel de fogo” poderá ser visto a partir das 15h e perdurará até o entardercer, por volta das 17h. Em Teresina, a visibilidade será de 87%, em João Pessoa (PB), lugar que terá a maior visibilidade, o Sol será visivelmente coberto em 90%. O último eclipse total do Sol ocorreu em 2021, porém só pode ser observado no Ártico, o que torna o do dia 14 uma oportunidade única.
O que é um eclipse solar anular?
Eclipse solar anular ou anelar é o nome dado para quando, durante um eclipse total do Sol, a Lua passa entre o astro e a Terra, formando um “anel” em volta da sombra da Lua. Diferentemente do eclipse solar total, o da quinta-feira não transformará o dia em noite por alguns momentos.
Como assistir o “anel de fogo”?
Observar o eclipse solar anular é uma oportunidade única, mas é necessário fazer com segurança, assim como em dias normais, olhar diretamente para o Sol durante o fenômeno pode causar danos irreversíveis na visão. Para olhar com segurança é necessário equipamentos como máscara de soldador e, ao mesmo tempo, um óculos de papel com um polímero escuro.
Caso não tenha acesso a nenhum desse equipamentos, ainda é possível ver o eclipse sem olhar diretamente para o sol, seja por meio da câmera do celular ou observando as sombras que serão formadas. Olhar eclipses solares com telescópios ou lunetas pode ser extremamente prejudicial para a visão.