Em gravação, organizador do Miss Piauí chama candidata de Esperantina de ‘negrinha’

Kayra Nascimento
Kayra Nascimento (representante de Esperantina)

Em Teresina, onde ocorreu o Miss Piauí neste mês de setembro, algo inusitado veio à tona, no pós-desfile. Um áudio – disponibilizado logo abaixo, em que o eterno organizador do evento, Nelito Marques, estaria a orientar uma das candidatas a como se portar até a vitória. Uma vitória dada como certa e supostamente confabulada, conforme se extraí da fala. Num dos conselhos dados, ele sugere que a interlocutora elogie algumas das candidatas, “menos a negrinha”, em suposta alusão à Miss Esperantina, que vem a ser Kayra Nascimento. Há uma grande diferença nos termos referentes a cor, entre eles negro, ‘neguinha’, ‘neguinho’, ‘preto’, ‘negrinha’… onde há a pesar o contexto, a relação de proximidade e o tom pejorativo. Nelito não era próximo de Kayra, embora tenha ido em sua residência para tratar de assuntos questionáveis.

Nelito Marques
Nelito Marques

Neste dia, Nelito teria proposto à Kayra, segundo ela narra, que abrisse mão de concorrer ao Miss Teresina, porque uma outra seria alçada ao posto. Teria chegado a dizer o senhor já septuagenário que a capital do estado era preconceituosa com negros e que já haveria um júri formado para tornar Kelly [atual miss Teresina] a vencedora, e que ela acabaria perdendo de uma forma ou de outra se insistisse em disputar. Então, que ela aceitasse ser elevada ao posto de Miss Esperantina, município com o qual tem ligação, para concorrer ao Miss Piauí. Ainda, que próximo ano, garantia ele, a Miss Teresina seria ela própria Kayra. O Miss Teresina não chegou a ocorrer este ano para supostamente evitar gastos.

OUÇA O ÁUDIO

Após a gravação vir à tona, Kayra passou a ver a situação com uma outra ótica. “Sendo que agora, da forma como ele [se reporta], para mim tudo ficou claro, que o preconceito não é de Teresina. O preconceito já era dele, entendeu? É uma coisa dele. Ele era o preconceituoso”, falou, ao se dizer “chateada com tudo isso”.

Embora em dois dos cinco momentos em que a reportagem (180graus) entrou em contato com Kayra, sendo uma delas pessoalmente, ela tenha dito que não se sentia afetada intimamente com isso, frisou em todas elas que sentia chateação. Ou seja, o ato não a diminua, mas a indignava.

Com informações do 180graus

2 Comentários
  1. vicente de paulo diz

    Esse tal de Nelito merece um processo e pagar uma indenização bem alta para respeitar os cidadãos e cidadãs piauiense e ser afastados do evento do MISS PIAUÍ, assim ele aprende à respeitar as mulheres Brasileiras.

  2. vicente de paulo diz

    Esse caburé da organização do MISS PIAUÍ merece levar um chute no traseiro para
    respeitar os sonhos das pessoas “no caso, os sonhos destas meninas que ele acabou fraudando o concurso”. Isso é um bandido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.