Esperantina e Batalha têm áreas alagadas e decretam emergência devido as chuvas
O prefeito de Batalha, João Messias, decretou estado de emergência nesta terça-feira (10). Conforme informação que nos foi repassada que o município de Esperantina está com o decreto editado e deverá ser publicado nesta quarta-feira (11). Informações Cidade Verde.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Batalha, Luiz Segundo, informou que a Comissão da Defesa Civil apura a quantidade exata de famílias desabrigadas, mas, no momento, cerca de 50 já precisaram sair das suas residência por causa da inundação na região. Ele relatou que 13 localidades da zona rural estão alagadas e uma está isolada por causa da inundação ao redor.
“O Rio dos Matos está com grande volume de água, que não chegou a ter no ano passado. Ele não passa pela zona urbana. Então, não temos bairros alagados, mas localidades (da zona rural). Hoje já fizemos reunião, o prefeito baixou o decreto de emergência e nomeou os membros da comissão da defesa civil. As famílias ainda não estão em abrigos, mas em casas de parentes. Estamos monitorando a situação e os rios. Esse ano teve localidades mais altas que no ano passado não alegou, mas neste sim”, comentou.
A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, relatou que 76 famílias estão diretamente atingidas pelas águas do Rio Longá, totalizando 248 pessoas. “Nós recebemos nesta terça o Corpo de Bombeiros. Eles estão indo a zona rural porque a gente tem caso de três comunidades ilhadas. Outra parte da equipe de Bombeiros foi para a parte com açudes para verificar a situação; o que chega para nós é que nesses açudes (a água) ultrapassou as paredes”.
“A situação tem se agravado um pouco mais. Fechando agora ao fim do dia (10/03), nós estamos com 48 famílias afetadas em estado de alerta. São famílias que a gente pode daqui a pouco ter que tirar das suas casas. Essas 48 famílias somam 158 pessoas. Nós já temos em abrigos 13 famílias, totalizando 44 pessoas. Temos também famílias que estão em situação de aluguel: famílias que têm pouco mais de condição pagando aluguel por conta própria”.
Os bairros alagados em Esperantina são: Pedreira, Nova Esperança, a parte do Centro mais próximo da beira do rio e alguns comunidades da zona rural. “Os bairros alagados estão com as ruas intrafegáveis”. A secretária Evellyn Sara acrescentou que a prefeitura está na fase de construção de uma lagoa de contenção na cidade.
Esperantina disponibilizou o número da Defesa Civil (86) 3383-1719 para emergência.