Esperantina é contemplada com o Projeto de Educação Sanitária da ADAPI
Nos dias 18 e 19 de abril a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí deu início a implantação do Projeto de Educação Sanitária “CONHECENDO A FEBRE AFTOSA” que tem como objetivo promover através de atividades educativas a conscientização dos alunos do 6º ano da 1ª Fase do Ensino Fundamental de escolas rurais públicas sobre a importância da erradicação da Febre Aftosa, para que estes sensibilizem seus parentes e amigos possibilitando que participem ativamente nesse processo.
O projeto visa proporcionar mudanças de conhecimento, atitude e comportamento em relação à febre aftosa, formando assim agentes multiplicadores de informações junto à sua família e comunidade.
Em Esperantina, o projeto foi iniciado na Escola Municipal Amorim Neto, localizada no Povoado Lagoa Seca, onde a equipe ministrou palestra sobre a doença e realizou atividades educativas sobre a aftosa junto às crianças. Ao final do trabalho,a equipe apresentou teatro de bonecos sobre o tema Febre Aftosa.
Para a Fiscal da ADAPI responsável pelo Município, Dr.ª Fabia Rocha Castro Rêgo, esse projeto tem grande importância, pois a educação deve preceder a Lei. “Com esse projeto os alunos podem disseminar o conhecimento da importância da vacinação para a prevenção da doença bem como adquirem essa consciência tornando-se adultos responsáveis pela sanidade do seu rebanho”.
O projeto será implantado em outras escolas rurais do município ainda este ano.