Esperantina é referência na gestão pública para inclusão da pessoa com deficiência

Durante a realização da 3ª Conferência Regional da Pessoa com Deficiência, do Território dos Cocais, nesta sexta-feira 23, em Esperantina, foram destacadas as ações realizadas pela gestão municipal na implementação das políticas pública para inclusão da pessoa com deficiência. Esperantina está entre as 5 cidades no Brasil que instituiu uma secretaria municipal para cuidar dessa politica de atenção, além de sair na frente também, pela criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

A Conferência reuniu gestores estadual e de todos os municípios da região dos cocais, políticos e representantes  de da sociedade civil organizada que atuam na inclusão social, especialmente nas políticas da atenção das pessoas com deficiência eobjetiva discutir avanços e desafios na gestão dessas políticas públicas, eleger delegados para conferencia estadual e apresentar relatório regional que servirá de subsídio para composição do documento nacional para esta área de atuação pública.

 

Para o secretário de estado da inclusão da pessoa com deficiência, Helder Jacobina, o Piauí é exemplo na atuação pela inclusão social das PCDs. Ações como a do CEIR – que trabalha a reabilitação, oficina de prótese, o CEIR MÓVEL que leva esse serviço até os municípios.

 

“Além destes avanços, podemos falar ainda da rede de reabilitação que está em mais de 40 cidades, o passe livre intermunicipal para a pessoa com deficiência e ações que nem essa de hoje, um grande evento numa cidade que tem sido destaque no estado nessa área da inclusão social” avaliou.

Como anfitriã no evento, a secretária municipal para pessoa com deficiência, Cleonice Carvalho se emocionou ao falar dos resultados obtidos em sua pasta, e mencionou os desafios que são apresentados aos gestores públicos para avançarem mais nessa área e pediu a todos os representantes de outros municípios que se esforcem no sentido de garantir maior destaque para a política da inclusão da pessoa com deficiência.

 

3 Comentários
  1. Albano Amorim diz

    Durante a Conferencia, chaou minha atenção a participação de muitos jovens, mas segundo a secretária Cleonice Carvalho, isto é um bom sinal, nota-se que o fato de se falar mais sobre isso na escola, nas palestras, está surtindo efeito e em pouco tempo, a sociedade estará menos preconceituosa e mais inclusiva.

  2. Anônimo diz

    Muito bom estava lá, como é importante uma sociedade unida,um grupo que se reune para discutir, informar direitos de pessoas que ainda no nosso meio são poucos reconhecidos.Parabéns ao nosso Prefeito,Chico Antônio e a 1ª Dama a Sra Cleonice Carvalho, que estão a frete desse trabalho aqui na nossa cidade,Boa Sorte e que Deus Abençõe sempre vocês!

  3. Anônimo diz

    Parabéns primeira dama, a senhora conseguir sensibiliza toda a população esperantinense em prol da pessoa com deficiência, eu acredito que isso não é fácil, pois eu tenho uma irmã especial e eu sei o quanto é difícil romper essas barreiras; mas não desista dona Cleonice pois nós precisamos de gente como a senhora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.