ESPERANTINA – Hospital tem aumento de pacientes com sintomas gripais e alerta para superlotação
O Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, localizado em Esperantina, registrou um recorde de atendimentos na última semana. De acordo com a diretoria da unidade de saúde, as internações por sintomas respiratórios aumentaram de forma brusca e foi emitido um alerta para superlotação.
Segundo o diretor do hospital, Luiz Carlos Alves, foram 1.075 pacientes atendidos em apenas três dias, sendo que 80% apresentavam sintomas de síndrome gripal.
“Na semana antes do Natal e antes do Ano Novo, nós já percebemos o aumento do fluxo de atendimentos na unidade hospitalar. Após a virada do ano, esperávamos que essa demanda reduzisse por conta da atenção básica que estaria retornando às suas atividades normais, no entanto, permaneceu esse grande fluxo de atendimento e ele vem se mantendo desde então”, explicou Luiz Carlos.
O diretor afirmou que, antes do aumento da demanda, o hospital realizava cerca de 150 atendimentos por dia, recebendo pacientes de Esperantina e mais 12 municípios da região Norte do Piauí.
COVID
De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina, do dia 12 de janeiro de 2022, a cidade já registrou 3.007 casos confirmados da Covid e 87 mortes pela doença.
Nesta quarta-feira (12), o município registrou seis novos casos de Covid.
A unidade hospitalar possui leitos de enfermaria reservados para casos de Covid-19, sendo que 30% estão ocupados. O hospital recebe apenas casos leves e moderados da doença. Pacientes graves são encaminhados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, ou para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link