ESPERANTINA – Sancionada lei que incentiva a prática do xadrez na rede municipal de ensino

Vereador Alfredo de Castro e Professor Francinato Lima

A Câmara Municipal de Esperantina aprovou o Projeto de Lei nº 1.562/2024 de autoria do vereador/presidente Alfredo de Castro (MDB), que institui o incentivo à aprendizagem do jogo de xadrez na rede pública municipal de ensino.

Esperantina se tornou a primeira do Estado do Piauí a sancionar uma lei que incentiva a prática do jogo de xadrez nas escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com o projeto, a atividade visa desenvolver o raciocínio lógico, canalizar o gosto para atividades intelectuais, desenvolver habilidades de observação, reflexão, análise e síntese, compreensão de problemas pela análise do contexto geral, valorizando a tomada de decisões, assim como melhorar o desenvolvimento dos alunos em todas as áreas de estudo, em especial de matemática.

“Graças aos esforços dos poderes executivo e legislativo municipal será uma realidade para inúmeros estudantes de Esperantina. Agradecimentos ao vereador e presidente da Câmara, Alfredo de Castro, e aos demais vereadores, a gestão da Prefeita Ivanaria, ao secretário de Educação do município, prof. Valdemir Miranda, a Federação Piauiense de Xadrez e a todos os amigos que incentivam a prática do Xadrez em nosso Estado. Que outras iniciativas como essa seja posta em prática. O Xadrez piauiense agradece.” Disse o idealizador do projeto, Professor Francinato Lima.

“Pela grandeza da matéria que foi sancionada em lei, mostra o empenho que o poder legislativo municipal para práticas exitosas aos alunos do município. Muitos professores pelo Brasil entraram em contato comigo querendo o projeto de lei.” Fala do Luís Carlos presidente da Federação Piauiense de Xadrez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.