Esperantina vai ter o Festival do Peixe
Por causa da grande produção de peixes em cativeiro na cidade, a prefeitura de Esperantina, na região Norte do Estado, vai realizar, no ano que vem o “Festival do Peixe” com objetivo de mostrar e comercializar todo potencial de peixes existente no município, que se destaca em toda a região dos Cocais.
São mais de 50 produtores, entre grandes e pequenos, criando peixes em açudes de tamanho médio de 2,5 hectares, cada um. Será uma grande feira cultural e de exposição de novas tecnologias na produção do pescado. Segundo os organizadores, o objetivo é buscar cada vez mais o incentivo ao setor e destacar o Território dos Cocais como grande produtor de peixe no Estado.
Para se ter uma idéia, apenas um dos maiores produtores chega a produzir mais de 200 mil quilos de peixe. A região tem um grande potencial ainda a ser explorado, pois chove bastante e tem um solo propício.
A prefeitura vem dando apoio técnico aos criadores e o festival está previsto para acontecer no mês de Abril. A produção elevada abastece o mercado local e regional. “Esperantina tem se tornado referência na produção de peixes, como tambaqui e outros, inclusive até com laboratório de produção de alevinos”, disse o prefeito do município, Chico Antônio. Para melhorar a qualidade da produção, a prefeitura adquiriu um equipamento de alta qualidade e disponibilizou técnicos para orientar os produtores. Com isso, o município vem se revelando como grande produtor.
Jornal Meio Norte