Esperantinense docente da UFDPar concorre ao prêmio de Melhor Artigo do Ano nos EUA
Mestre e doutor em Neurologia, o esperantinense e Prof. Dr. Silva-Néto, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), está concorrendo ao prêmio de Melhor Artigo do Ano de 2020, publicado na Headache, a revista oficial da American Headache Society (Sociedade Americana de Cefaleia). Esta revista tem alto fator de impacto igual a 4.041.
No último ano, foram publicados 274 artigos (sendo 11 brasileiros) nessa revista. O artigo do Prof. Dr. Silva-Néto intitulado “A historical review of headaches: Who first described them and when did this occur?” já se encontra entre os cinco melhores e tem como co-autores dois alunos da UFDPar (Wallyson Pablo de Oliveira Souza e Patrick Mesquita Sousa-Santos). A escolha será feita por votação entre os membros daquela Sociedade. O vencedor será anunciado na Edição de Julho de 2021.
Vale destacar que é raro um brasileiro ser indicado a esse prêmio. E pela primeira vez, um piauiense poderá conquistar o prêmio de Melhor Artigo do Ano nos EUA, justamente no campo das cefaleias, em que o professor se dedica a estudar há mais de 20 anos.
O Prof. Dr. Silva-Néto é médico Neurologista, com Mestrado e Doutorado, cujos temas de dissertação e tese foram sobre cefaleia. É um dos tradutores da International Classification of Headache Disorders, Third Edition (ICHD-3) para a língua portuguesa. Já publicou mais de 70 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, e escreveu 7 livros de Neurologia, sendo 6 sobre cefaleia. Atualmente é o Editor Cientifico da revista Headache Medicine, desde 2018. (Fonte: Plataforma Lattes)
Além disso, no dia 19/03/2021, o Prof. Dr. Silva-Néto foi aprovado, em primeiro lugar, no Pós-Doutorado em Ciências Farmacêuticas da UFPI.
Fonte: UFPI