Estado resolve inadimplências e retira o Piauí do CAUC
O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (27), com o governador Wellington Dias para apresentar a atual situação do Estado no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC). A gerente de Convênios da CGE-PI, Iriana Feitosa, também esteve presente na reunião.
Nos últimos dias, a equipe da Controladoria tem se debruçado para permitir que o Estado retome a adimplência do Estado.
“As nove inadimplências encontradas no início desta gestão foram resolvidas antes da meta estabelecida, que foi de 30 dias. Nesse período entraram outras três, mas estão resolvidas, faltando apenas uma, do FNDE/Educação que está sendo retirado nesta quarta-feira (28). As 14 restrições do Cadin (Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal) estão todas solucionadas, estamos aguardando retirar dos sistemas”, informou.
As deliberações para regularizar o Estado foram definidas pela Comissão de Gestão Financeira e Por Resultados, composta pelas Secretarias da Administração, Planejamento, Governo, Controladoria-Geral e Procuradoria-Geral do Estado.
Segundo Darcy Siqueira, ações são de grande importância para o Estado. “Com a recuperação da adimplência, o Estado poderá receber recursos provenientes de novos convênios e operações de crédito”, finalizou o controlador.