Estudantes de Luzilândia conquistam ouro na 54ª Jornada de Foguetes
O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professora Cleonice de Castro Teles, em Luzilândia (PI), trouce para casa a medalha de ouro na 54ª Jornada de Foguetes, que ocorreu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 26 de setembro.
O foguete vencedor foi construído com garrafas PET retornáveis de 2 litros, com coifa e aletas produzidas em uma impressora 3D. A equipe Rocket Dream, composta pelos estudantes Luís Gabriel Carvalho, Ana Grazielly Carvalho e Jhonatas Silva, orientados pelo professor Adriano Santos, conquistou um lugar no pódio após seu foguete atingir uma distância de 350 metros.
Segundo o professor Adriano Santos, a participação dos Estudantes nessa competição é um marco na vida deles, foi a primeira vez que viajaram de avião para outro estado e tiveram contato com alunos de todo o Brasil.
“Eles se esforçaram muito e conseguiram esse resultado incrível. Enfrentamos grandes escolas de vários estados em uma competição acirrada e forte. Os estudantes do CETI Cleonice repetiram o excelente desempenho que já haviam demonstrado regionalmente, sendo a melhor equipe do Piauí. Com certeza, essa experiência abriu um leque de possibilidades e transformará suas vidas através da educação”, destacou.
De acordo com secretário da Educação, Washington Bandeira, essa medalha de ouro representa o resultado de um trabalho dedicado, tanto dos professores quanto dos estudantes.
“O governador Rafael Fonteles tem investido fortemente na educação, com programas como o Seduc Olímpica, que prepara nossos alunos para competições de alto nível e oferece bolsas para os medalhistas. Isso não só estimula a participação em eventos como a Jornada de Foguetes, mas também transforma a vida dos nossos jovens, abrindo portas para oportunidades acadêmicas e profissionais”, explicou.
Além disso, a competição faz parte da 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).