Ex-presidente se nega a dar posse e ataca primeira mulher no comando do Conselho de Contabilidade do Piauí

Josafam Bonfim e Regina Claudia, respectivamente

A conquista feminina a cargos públicos vem ganhando destaque na última década. No entanto, essa jornada ainda acontece a passos lentos e sob a voz de protestos. No Piauí, a solenidade que empossaria a primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Regina Claudia Soares, terminou em conflito, após o ex-presidente, Josafam Bonfim, negar-se a empossar Regina no cargo e deixar a cerimônia de posse. Informações OitoMeia.

Segundo informações repassadas por uma fonte que não quis ser identificada, o ex-presidente se negou a dar posse a contadora e deixou a cerimônia sob a justificativa de que “não estava ali obrigado”. Nas redes sociais, Josafam também fez críticas a contadora, Regina Claudia Soares, e questionou a legitimidade do mandato da nova presidente do CRC-PI.

No comentário que fez em uma publicação do CRC-PI, Josafam chamou a ascensão de Regina Claudia Soares à presidência de “meteórica” e “nada ética, moral e desleal”. As declarações do ex-presidente na rede social, porém, foram excluídas da postagem momentos depois. Ele cita que a atual presidente afirmou que o denunciaria à delegacia de Crimes Virtuais e diz estar sendo censurado.

Nesta quarta-feira (08/01), a Associação de Contadores e Técnicos em Contabilidade do Piauí (Ascontepi) divulgou uma nota de solidariedade à presidente, onde classifica a atitude do ex-presidente como atitude “anti-democrática” e de “desrespeito à figura da mulher, num âmbito mais amplo”.

A nova presidente, Regina Claudia Soares, assumirá a gestão 2020/2021. Além de ser graduada em Ciências Contábeis, a presidente é mestre em Controladoria e doutoranda em Ciências Contábeis. É professora efetiva da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e chefe da Contabilidade do Hospital Universitário do Piauí. Ela foi vice-presidente de Controle do CRC-PI e possui experiência, principalmente, nas áreas de Administração com ênfase em contabilidade nos seguintes temas: transparência, concorrência, balanço social, prestação de contas e auditoria.

“A atual gestão, que eu também fiz parte,  foi muito profícua e não há como negar suas realizações. O que desejo para essa nova jornada é que Deus nos abençoe e nos ilumine”, declarou Regina durante a solenidade. 

Após a posse dos novos conselheiros, foi realizada a eleição da nova diretoria. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos novos conselheiros e dos conselheiros federais Joaquim Bezerra e Elias Caddah.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.