Facebook pode deixar usuários ganharem dinheiro com posts
Uma pesquisa realizada pelo Facebook revela que a plataforma está estudando formas de permitir que seus usuários ganhem dinheiro quando postarem conteúdo novo na rede social. As perguntas foram feitas para um grupo seleto de pessoas que possuem contas verificadas e queiram saber qual seria a melhor opção para que eles possam receber ao compartilhar posts. Entre elas estariam alternativas como botões de doação e a possibilidade de receber uma parcela dos anúncios.
Não se sabe ainda se o a rede social de Mark Zuckerberg pretende dar acesso a estes recursos para todos. A rede social não possui formas de permitir que ganhem dinheiro ao postar, mas já permitiu a venda de anúncios dentro de seu programa de artigos instantâneos (Instant Articles), que está disponível para páginas verificadas.
Testes realizados incluem anúncios entre as sugestões que aparecem após a exibição de vídeos, que renderiam dinheiro para quem os publica. O objetivo é fazer com que estas ferramentas estejam disponíveis para mais usuários, facilitando a concorrência com outros sites que já pagam por conteúdo.
O Facebook disse ao The Verge que pretende criar formas para incentivar usuários a usarem seus sistemas, mas ainda está ouvindo feedbacks. “Ainda é cedo, mas estamos determinados a criar modelos de monetização sustentáveis e estamos ouvindo o feedback”, disse uma representante da rede social sobre a monetização de posts.
Além das perguntas sobre monetização, a pesquisa também busca saber como os usuários usam seus perfis pessoais e o que eles compartilham, além de informações sobre seus amigos na rede social.
O Facebook ainda não deu informações mais detalhadas sobre como irá funcionar esse sistema, apesar da divulgação da pesquisa por parte dos usuários, portanto não se sabe exatamente como serão as opções de arrecadação nem para quem ou que tipo de usuário a plataforma estará disponível. Segundo a rede social, não há planos para mudanças nesta área a curto prazo, e pode demorar para que todo o sistema seja criado.
Não é a primeira rede social a pensar em formas de pagar seus usuários que gastam muitas horas navegando. Sites de vídeos como o YouTube já monetizaram sua plataforma há anos e outras plataformas, como o Tsu, também usam anúncios para remunerar cada post e atividade.
Com informações do TechTudo