Fiscais da ADAPI apreendem cargas sem documentação
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), através de Fiscais Agropecuários da USAV de Teresina realizaram no fim dessa semana, ações de fiscalização volante que resultou na apreensão de duas cargas de queijo: uma com 1.596 Kg e outra de 709 Kg, e também 500 Kg de peixe. Os produtos estavam sendo transportados com inconformidades.
O queijo era proveniente do Estado do Maranhão, do município de Buriticupu -MA e tentou passar pela fronteira do Piauí camuflado em caixas de ovos. Em cima delas, havia caixas plásticas próprias para o transporte de verduras e que, vazias, davam a impressão de que o caminhão estava descarregado. O queijo e peixe seriam comercializados em feiras e restaurantes na capital Teresina-PI.
A primeira carga apreendida de queijos estava sendo trazida em um caminhão sem refrigeração e a outra no compartimento de bagagens de um ônibus, ambas sem nenhuma documentação. A apreensão aconteceu no Posto de Vigilância Agropecuária da Tabuleta, localizado entre os municípios de Teresina – PI e Timon – MA.
As medidas previstas na Legislação foram tomadas e os transportadores foram autuados e toda a carga foi apreendida e inutilizada.
Em Esperantina, a Fiscal Agropecuária responsável pela Unidade Local, Fabia Rocha Castro Rêgo, informou que as ações de controle de trânsito de animais e produtos de origem animal atraves de fiscalizações volantes (BLlTZ) serão intensificadas