Golpe Militar. 25° BC e 2° BEC comemoram o 31 de março de 1964 com solenidade no PI
Na manhã desta sexta-feira (29/03), o 25° Batalhão de Caçadores e o 2° Batalhão de Engenharia e Construção realizaram uma solenidade alusiva aos 55 anos do início do regime militar brasileiro. Informações do OitoMeia.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) orientou aos quartéis de todo país que incluíssem a data na ordem do dia das Forças Armadas, em referencia ao 31 de março de 1964.
Conforme apurou a reportagem, o 25° BC e o 2° BEC promoveram uma formatura em memória ao dia. Além disso, o 25° BC realizou uma palestra restrita aos militares que trabalham no batalhão. A data foi inclusa como parte da leitura da ordem do dia, conforme o Ministério da Defesa solicitou. A cerimônia, que estava prevista para acontecer no domingo (31/03), foi adiantada para esta sexta-feira no 25° BC, por ordens do comando.
No trecho assinado pelo ministro Fernando Azevedo, pelo comandante da Marinha, Ilques Barbosa, pelo comandante do Exército, Edson Leal, e comandante da Aeronáutica, Antonio Bermudez, eles afirmam que a data relembra o compromisso das Forças Armadas com a liberdade e a democracia brasileira.
“Cinquenta e cinco anos passados, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica reconhecem o papel desempenhado por aqueles que, ao se depararem com os desafios próprios da época, agiram conforme os anseios da Nação Brasileira. Mais que isso, reafirmam o compromisso com a liberdade e a democracia, pelas quais têm lutado ao longo da História”, declarou o Ministério da Defesa.
Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff, que militou pela derrubada dos militares do poder, havia orientado as Forças Armadas que retirassem de pauta qualquer mensagem ou atividade alusiva ao período.