Governador Wellington Dias faz visita a obras em Esperantina
O governador Wellington Dias desembarcou na manhã deste domingo (8), na cidade de Esperantina para acompanhar o andamento das obras da ponte do município, do mercado público e da escola técnica. Também estiveram presentes secretários, deputados entre outras autoridades.
Ao visitar a obra da ponte, o governador anunciou que a conexão que serve de acesso a vários municípios da região, não corre mais perigo de desabamento. “Tenho uma boa notícia à todos. A equipe da empresa responsável pela obra dessa ponte está informando que já não há mais perigo. Esta é uma obra emergencial. Tão logo assumi o mandato, as lideranças da região levaram até mim a informação de que havia risco de ter problemas com essas colunas e poderia, com o nível de chuvas desse ano, a região ficar isolada. Essa ponte que está na entrada de Esperantina e dá acesso à Luzilândia, Morro do Chapéu, Campo Largo, São João do Arraial, Joaquim Pires, Joaquim Pires, enfim, à toda essa região, saiu do perigo. Esse rio tava quase seco agora começou a encher. Então o lado bom, vamos entrar num período em que temos a perspectiva de mais chuvas, com a ponte fora do risco de desabamento”, declarou.
Logo após visitar a estrutura, o governador se descolou até o mercado público do município, onde anunciou a retomada da obra.
Em seguida, Wellington visitou a obra da Escola Técnica, onde falou sobre a importância desse polo estudantil para a região. “Nós estamos com o Ministério de Educação trabalhando para ter um sistema educacional organizado em duzentos e vinte quatro municípios. Lá atrás, quando governador, a gente priorizou as pequenas cidades, com o que chamamos de escolas modelo. Uma escola tem que ter tudo aquilo que a educação precisa: boas salas de aula, laboratórios, bibliotecas, ginásio poliesportivo, a parte de informatica, línguas e, principalmente, professores e servidores qualificados, bem remunerados e garantindo o que considero fundamental, a qualificação profissional”, declarou.
De acordo com o governador, o objetivo é haja escolas modelo nos trinta e cinco maiores municípios do Piauí. “Estamos trabalhando para chegar nas trinta e cinco maiores cidades piauienses. Algumass, é claro, como Teresina e Parnaíba, que são maiores, vão ter mais de uma. São unidades estruturadas com cerca de doze salas de aula. A meta é que elas funcionem na manhã, tarde e noite, para dar oportunidade à quem queira estudar nos finais de semana. A intenção é criar no Piauí uma mania de educação. Aqui estamos fazendo um outro gesto que é a retomada de obras que estavam paradas, garantindo que voltem a funcionar, pois elas geram emprego, renda e bem feitorias para o povo”, enfatizou.
O governador destacou ainda que cerca de setecentas obras paradas e estão sendo retomadas. “Essa escola em Esperantina, a ponte da cidade, o mercado. Quero garantir que essas e outras obras vão voltar a funcionar. Aqui junto com a prefeita, também com a presidenta Dilma. São setecentas obras que estão paradas em todo o estado e estamos retomando para assim fazer movimentar na economia do estado aproximadamente dois bilhões de reais. Isso vai fazer a economia crescer, gerar emprego, renda e desenvolver a qualidade de vida”, declarou.
Terminando sua visita à Esperantina, Wellington Dias participou da posse da prefeita Vilma Carvalho Amorim na presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais (Citcocais).