IBGE mostra que Piauí tem mais igrejas que escolas e hospitais
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (02/02) uma série de dados referentes ao Censo 2022, revelando as coordenadas geográficas mapeadas pelos recenseadores nos 5.568 municípios brasileiros, incluindo os 26 estados e o Distrito Federal. No Piauí os endereços mapeados revelaram que o número de estabelecimentos religiosos supera a quantidade de unidades de saúde e educação.
O estado segue uma tendência que também se consolidou no cenário nacional, em que o número de escolas e hospitais, não alcança o número de templos.
No Piauí inteiro, segundo o levantamento, há 10.107 igrejas, enquanto a quantidade de hospitais e escolas somadas é de 11.731, destes, 4.521 são estabelecimentos de saúde e 7.410 são endereços identificados como unidades de saúde.
O número equivale a um templo religioso para cada 323 moradores do estado.
A capital lidera no número de endereços mapeados pelo IBGE identificados como de finalidade religiosa com 1.780. Em comparação, estabelecimentos de saúde e educação também ficaram abaixo do número de igrejas e templos. Segundo o instituto, a capital tem 907 estabelecimentos de saúde e 935 endereços destinados a atividades de ensino.
As cidades com maior número de igrejas depois de Teresina são Parnaíba, com 360 endereços dedicados a templos, seguida por José de Freitas, com 203.
A tendência do número de igrejas acima de escolas e hospitais não foi exclusiva do estado, o levantamento nacional mostrou que o Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que a soma daqueles de saúde e de ensino somados. Esses espaços são 579,8 mil. Já os de ensino, 264,4 mil, e de saúde, 247,5 mil.