Inscrições para o Enem 2011 começam na próxima segunda (23)
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser feitas a partir das 10h da próxima segunda-feira (23), exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho. O anúncio foi feito pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, em entrevista coletiva em Brasília.
O exame ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro. Uma nova edição está marcada para os dias 28 e 29 de abril de 2012. A portaria com o edital do exame de outubro será publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19).
De acordo com Malvina Tuttman, serão pelo menos duas edições por ano. A cada divulgação do edital do Enem, será editada uma portaria com as datas da edição seguinte.
No edital, o Inep vai reafirmar o veto a pedidos de revisão ou vistas de provas, condicionado a uma manifestação oficial da Justiça. Segundo Malvina, os candidatos serão recomendados a fazer uma leitura prévia das instruções. Também não será permitido ao candidato usar relógio, lápis e borracha.
A gráfica RR Donnelley Moore, a mesma de 2010, vai imprimir as provas do Enem. Para garantir a segurança da aplicação das provas e evitar o vazamento de dados, mais dois parceiros do Inep foram anunciados. A Módulo, empresa privada, fará o detalhamento da gestão de risco e o Inmetro atuará na certificação da gráfica, que é a mesma que prestou o serviço ao MEC no último ano. Ao mesmo tempo, o Centro de Seleção e Eventos da Universidade de Brasília (Cespe), continua responsável pela aplicação do exame.
Entre todos os processos necessários para a realização do exame, 400 mil pessoas estarão envolvidas, 12 mil locais serão usados, com 140 mil salas, em 1.599 municípios. Ainda acontecerão 6 mil escoltas policiais.
A Universidade Federal do Piauí aprovou este ano a adesão integral ao SiSU (Sistema de Seleção Unificado). Antes a instituição mantinha também o PSIU (Processo Seriado de Ingresso à Universidade) como forma de ingresso dos alunos. Com isso os alunos que fizerem o ENEM poderão concorrer às vagas disponibilizadas pela UFPI já neste próximo processo seletivo.
De acordo com o reitor Luiz de Sousa Santos Junior a adesão ao SisSU foi uma decisão acertada e é um ganho para os estudantes que não ficarão mais divididos entre duas formas de ingresso. “Essa foi uma decisão baseada em informações que nós recebíamos da própria sociedade piauiense. Os estudantes estavam ficando bastante sobrecarregados e divididos entre dois processos. O Enem é um modelo mais simples e que possibilita ao candidato concorrer em qualquer universidade do Brasil”, destacou o reitor.